O que você sente quando vai a um supermercado e vê pessoas colocando produtos no carrinho e usando seus dispositivos móveis ao mesmo tempo? Você pode até pensar que a postura inadequada pode fazer mal para coluna desses desconhecidos, ou ainda, julgá-los pensando: isso é muito Black Mirror*, mas, a verdade é que se atentarmos para a evolução das ações de fidelização no varejo, vamos ver que, muito em breve, também seremos um deles: um usuário de programa de relacionamento engajado.
Será que já podemos dizer que o apocalipse dos catálogos de ofertas de lojas ou supermercados chegou?Tudo bem que ainda recebemos folhetos com promoções, vemos a publicidade na TV com narradores anunciando o preço da maminha do mesmo jeito que faziam nos, agora longínquos, anos 80. Mas, ao que tudo indica, isso está prestes a acabar.
Não que os descontos tenham perdido seu apelo, pelo contrário. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, 51% dos participantes de programas de fidelidade dizem que descontos estão entre os três benefícios mais valorizados. A questão é que a forma como eles são apresentados ao cliente tem mudado, e para melhor.
Quando as estratégias de fidelização no varejo adotam ações que incluem uma visão mais analítica sobre as informações coletadas, atribuem ao fator “relacionamento” sua devida importância e percebem que “a revolução digital não é perfumaria”- parafraseando o título do ótimo artigo de Edmardo Galli- notamos que esse mercado, finalmente, começa a “abrir os olhos” para as incríveis possibilidades do marketing de relacionamento, apoiado em novas tecnologias.
Recentemente, lançamos um projeto chamado Panorama Programas de Fidelidade do Brasil, pois acreditamos que é conhecendo as práticas do marketing de relacionamento aplicadas no mercado que novas soluções vão surgir e inspirar programas ainda mais efetivos. Assim, trazemos hoje exemplos de ações de fidelização no varejo: o Dotz e o Pão de Açúcar Mais, que integram a parte 2 do Panorama.
Com mais de 23 milhões de participantes, o Dotz, que também é uma moeda virtual, já está presente em mais de 8 mil pontos de venda. Inclusive, já comentamos aqui no TSI a história de sucesso do Grupo Super Nosso, empresa conseguiu alcançar engajamento por meio de um programa de pontos e uma parceria de sucesso com o programa de coalizão líder no varejo. Veja mais informações sobre o programa:
As ações de fidelização no varejo do Grupo Pão de Açúcar tem inovado em outro aspecto: em fazer um melhor planejamento do relacionamento com o cliente. Recentemente lançou o aplicativo Meu Desconto para oferecer ofertas personalizadas baseadas nos perfis e hábitos de consumo dos clientes. Saiba mais sobre o programa:
*Em 2016, a frase “Isso é muito Black Mirror“, em referência a série de ficção científica da Netflix, fez muito sucesso nas redes sociais como uma espécie de crítica para situações em que a nossa relação com a tecnologia fosse para um caminho obsessivo ou bizarro.
A segunda parte do Panorama Programas de Fidelidade do Brasil já está disponível. Baixe agora mesmo aqui!
A gamificação deixou de ser um “extra divertido” nos programas de fidelidade e passou a…
O Radar TSI #262 explora como a lealdade compartilhada ganha força com o novo recurso…
Na entrevista exclusiva com o TSI, Beatriz Ramos, CEO Latam da L-founders, revela como campanhas…
O Radar TSI #261 explora como a conexão com a cultura é o que mais…
Quando o cliente sente que está prestes a conquistar algo, o vínculo com a marca…
O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…