Já faz algum tempo que farmácias e drogarias oferecem muito mais do que medicamentos para o seus clientes. Com novos nichos de mercado de braços abertos para essas empresas, mudou também o perfil do consumidor, que não visita mais às lojas (ou os sites) apenas munido de receitas médicas, mas também em busca de produtos de beleza, higiene, perfumaria e até de produtos da marca própria da farmácia. Diante deste novo cenário, fizemos uma pesquisa para entender quais são ações de relacionamento mais comuns no mercado e separamos 5 dicas para estratégias de fidelização em farmácias.

Principais benefícios e ações de relacionamento das farmácias

A primeira coisa que notamos quando analisamos as ações de fidelização em farmácias e drogarias é que, ao contrário do que acontece em outros segmentos, as estratégias estruturadas no formato de um programa de fidelidade ainda não são tão fáceis de encontrar. Dito isso, é preciso reconhecer que existem diversas iniciativas de relacionamento com clientes, ainda que essas ações não estejam sob o guarda-chuva de um programa que permita gerenciar a estratégia como um todo e de forma contínua.

Selecionamos 8 grandes redes de farmácias de várias cidades do Brasil e fizemos um comparativo dos principais benefícios e ações de relacionamento oferecidos para os clientes de cada uma delas. Entenda na tabela abaixo.

Fidelização em farmácias

 

Ações de fidelização em farmácias que se destacaram

Durante a pesquisa com as empresas citadas na tabela acima, notamos que algumas ações de fidelização em farmácias se destacaram pela criatividade e potencial de engajamento de clientes. Confira na imagem abaixo (clique para ampliar):  

Fidelização em farmácias



5 dicas para estratégias de fidelização em farmácias

Após analisar as ações de relacionamento oferecidas por algumas das principais redes de farmácias e drogarias do País, separamos algumas dicas que podem ser úteis para o planejamento de estratégias de fidelização de clientes  neste segmento. Apresentamos conceitos, tendências, exemplos de sucesso e buscamos inspiração em programas de fidelidade para clientes de farmácias dos Estados Unidos, um mercado bem mais experiente e, por isso, já em outro patamar no que diz respeito à Marketing de Relacionamento. 

Para acessar o material, é só clicar no link abaixo. É gratuito!

 


Fidelização em farmácias
Se você encontrou alguma informação imprecisa ou incorreta, entre em contato conosco pelo [email protected], teremos prazer em corrigir este material.