[Radar #145] CEOs otimistas, fatores decisórios de consumo, incentivos às equipes e +

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RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar #145, reunimos artigos que abordam o otimismo de CEOs na economia brasileira em 2023, os fatores decisórios de consumo e como influenciá-los, os incentivos à força de trabalho e mais.


fatores decisórios de consumo

[PwC]
Apesar de apreensão mundial, CEOs brasileiros mostram otimismo para 2023

Baseada em 4.400 entrevistas com CEOs de mais de 100 países (e participação recorde de brasileiros), a 26ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC traz números importantes sobre perspectivas e anseios das lideranças empresariais. Um terço deles, por exemplo, não acredita que suas companhias serão economicamente viáveis em uma década e 73% dos brasileiros acham que a economia mundial vai desacelerar em 2023.

Nem tudo é pessimismo, porém. Os CEOs brasileiros (66%), da China (64%) e da Índia (57%) estão otimistas em relação ao crescimento de seus próprios países. No Brasil, há cortes de custos (69%) e estímulo a novas receitas (56%), mas pouca redução da força de trabalho (19%). ESG, equidade, confiança e transparência – moedas importantes do Loyalty – são fatores que ganharam peso para os respondentes.

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[ANTAVO]
Os cinco passos no processo decisório dos consumidores

Este artigo bastante detalhado traz dicas de como as empresas podem influenciar cada um dos cinco passos no processo decisório do consumidor. Uma tomada de decisão pode advir de impulso, de fatores subjetivos, ou análise objetiva, como resposta a necessidades e anseios. Compreender esse processo ajuda as marcas a entenderem seus clientes e preverem suas ações, reagindo de acordo. Os cinco passos e alguns fatores que os influenciam:

1) Reconhecimento de uma necessidade – isso pode ser estimulado, como nos anúncios de comida;
2) Busca por informação – pesam as experiências prévias, pesquisa, principalmente, online, e indicações de amigos;
3) Avaliação de opções – checagem em que custo, qualidade e diferenciais (um programa de fidelidade?) importam;
4) Decisão de compra – experiência positiva prévia tem impacto aqui, além de questões demográficas e anúncios;
5) Avaliação pós-compra – o relacionamento é crucial quando o cliente analisa se suas necessidades e expectativas foram supridas.

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[INCENTIVE RESEARCH FOUNDATION]
Relatório de tendências 2023 aponta fatores na retenção da força de trabalho

Como motivar colaboradores e parceiros em um cenário de inflação e crise mundial, sem comprometer o orçamento das companhias? Este relatório da IRF traz uma análise das tendências para o setor em 2023. A começar pela área de incentivos e reconhecimento de RHs tendo papel central na retenção de talentos. As viagens de incentivo – e o foco na experiência – também devem voltar a crescer com o enfraquecimento da pandemia.

Para mitigar efeitos inflacionários, recompensas não-monetárias ganham mais espaço, com empresas investindo em programas de pontos, vales-presentes e mercadorias. Folgas e mais tempo de descanso entre turnos também fazem diferença para a motivação geral, assim como preocupação com sustentabilidade. A conclusão é que a normalidade hoje é diferente daquela do pré-pandemia. As pessoas estão mais conscientes de suas necessidades e esperam um melhor equilíbrio vida-trabalho.

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[VALOR ECONÔMICO]
Juntos Somos + quer aprimorar conexão do programa de fidelidade com seu marketplace

Joint venture entre a Votorantim Cimentos, Grupo Tigre e Gerdau Brasil, o Juntos Somos + é o maior programa de fidelidade do varejo de construção do país e a maior plataforma de marketplace B2B do setor. Segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), em 2022, o e-commerce da empresa teve aumento de 13% no volume transacionado, totalizando R$ 9,5 bilhões.

A executiva Juliana Carsoni assumiu a presidência da empresa no fim do ano passado. Entre suas metas está fazer com que o programa de fidelidade, hoje com mais de 1,2 milhão de usuários, “converse” com o marketplace, oferecendo benefícios dentro da loja. Nos planos, também o uso de dados dos clientes para aprimorar a experiência dos mais de 90 mil lojistas cadastrados.

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