Se há um termo que se aplica muito bem ao universo cinematográfico Marvel, é o arrasa-quarteirão – ou blockbuster. O sucesso e o escopo da franquia de filmes do estúdio viraram benchmark no mercado. Um artigo dos professores Spencer Harrison, Arne Carlsen e Miha Skerlavaj, no site da revista Harvard Business Review Brasil, analisa os motivos que fizeram os 22 filmes do projeto engajar o público e faturar US$ 17 bilhões no mundo todo.
Segundo o trio, o engajamento e crescimento de sua fan base teria a ver, entre outros motivos, com um equilíbrio entre inovações e continuidades no formato, tornando os filmes identificáveis, com elementos estáveis, mas também surpreendentes, ao desafiar padrões. Seria uma ‘experiência da inexperiência’. A renovação se completa com diversidade: equipes multiétnicas, de diferentes países e backgrounds.
Nesse aspecto, não só o departamento de criação dos estúdios precisa estar afiado, mas o de marketing também. E a Marvel sabe lidar com um dos consumidores mais exigentes que existem: o fã de quadrinhos. O TSI abordou recentemente um dos programas de fidelização do estúdio, o Marvel Insider, em que a marca prova que não basta criar produtos fantásticos, é preciso outras formas de engajar e manter o público.
Quando o cliente sente que está prestes a conquistar algo, o vínculo com a marca…
O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…
A participação em programas de fidelidade atinge 88,3% em 2025, com avanço em coalizões, farmácias…
O Radar TSI #259 explora a escassez de atenção e seus impactos no engajamento, as…
O Panorama da Fidelização 2025 revela que consumidores compram por valor funcional, mas permanecem por…
O Radar TSI #258 explora o potencial dos rewarded ads, destaca por que o Brasil…