Radar

[Harvard Business Review] Super-heróis ensinam como engajar o público

Se há um termo que se aplica muito bem ao universo cinematográfico Marvel, é o arrasa-quarteirão – ou blockbuster. O sucesso e o escopo da franquia de filmes do estúdio viraram benchmark no mercado. Um artigo dos professores Spencer Harrison, Arne Carlsen e Miha Skerlavaj, no site da revista Harvard Business Review Brasil, analisa os motivos que fizeram os 22 filmes do projeto engajar o público e faturar US$ 17 bilhões no mundo todo.

Segundo o trio, o engajamento e crescimento de sua fan base teria a ver, entre outros motivos, com um equilíbrio entre inovações e continuidades no formato, tornando os filmes identificáveis, com elementos estáveis, mas também surpreendentes, ao desafiar padrões. Seria uma ‘experiência da inexperiência’. A renovação se completa com diversidade: equipes multiétnicas, de diferentes países e backgrounds.

Nesse aspecto, não só o departamento de criação dos estúdios precisa estar afiado, mas o de marketing também. E a Marvel sabe lidar com um dos consumidores mais exigentes que existem: o fã de quadrinhos. O TSI abordou recentemente um dos programas de fidelização do estúdio, o Marvel Insider, em que a marca prova que não basta criar produtos fantásticos, é preciso outras formas de engajar e manter o público.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Conteúdos recentes

Falta pouco: como transformar o impulso da Black Friday em engajamento duradouro

Quando o cliente sente que está prestes a conquistar algo, o vínculo com a marca…

% dias atrás

[Radar TSI #260] Americanas lança novo programa de fidelidade, pontos sobem no ranking da lealdade, a economia do prompt e +

O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…

% dias atrás

Participar ou não participar: o que move (ou trava) o engajamento nos programas de fidelidade

A participação em programas de fidelidade atinge 88,3% em 2025, com avanço em coalizões, farmácias…

% dias atrás

[Radar TSI #259] Atenção fragmentada e o desafio de engajar, experiências conectadas, Starbucks volta às origens e +

O Radar TSI #259 explora a escassez de atenção e seus impactos no engajamento, as…

% dias atrás

Comprar, engajar, abandonar: os sinais que não podem ser ignorados

O Panorama da Fidelização 2025 revela que consumidores compram por valor funcional, mas permanecem por…

% dias atrás

[Radar TSI #258] De anúncios a interações, Brasil dita tendências em fidelização, Black Friday e o poder do mobile e +

O Radar TSI #258 explora o potencial dos rewarded ads, destaca por que o Brasil…

% dias atrás