Radar

[Think With Google] Foco no cliente? 4 erros mais comuns

Toda empresa tem, ou deveria ter, foco no cliente. Ao menos, todas pensam ter, e é aí que se enganam. Professores da Wharton School, reconhecida faculdade de administração norte-americana, apresentam quatro erros comuns que impedem as companhias de conquistar e manter seus consumidores, e sugerem maneiras de corrigir isso.

O professor Peter Fader e a diretora-executiva Sarah Toms publicaram um artigo no Think With Google adaptado de seu livro The Customer Centricity Playbook, lançado este ano. Experientes em docência e consultoria, eles apontam os problemas mais comuns: o primeiro é o foco exagerado num tipo de cliente, ou seja, basear-se naquele mais insatisfeito, quando há uma gama de diferentes perfis. Solução: hierarquizá-los; há clientes mais importantes e para os quais suas ações terão efeito.

Segundo erro é a visão compartimentada do cliente, com diferentes setores da companhia valorando-o de forma distinta. Solução: pense e aja de modo multidisciplinar, com as áreas compartilhando informações. Terceiro ponto é a atenção apenas a métricas de volume e despesas. Solução: customer equity, produtos e serviços para clientes fiéis. O último problema é a falta de sintonia com parceiros externos. Solução: comunicação clara com stakeholders e colaboradores. O artigo traz exemplos para cada item abordado.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Conteúdos recentes

[Radar TSI #188] Valores éticos como fatores de fidelização, como incentivar captura de dados e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #187] O paradoxo do consumidor sustentável, erros na fidelização, comunicação e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #186] A crescente economia gamer, coleta de zero-party data, Loyalty e pós-venda e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[White paper] Lições de campanhas promocionais para estratégias de fidelização (e vice-versa)

Aprendizados de Ações Promocionais para sua Estratégia de Loyalty, novo white paper exclusivo do Tudo…

% dias atrás

[Radar TSI #185] Ipiranga unifica seus programas B2C, tendências de martech, Loyalty holístico e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #184] Varejo e fidelização na América Latina em 2024, IA e iniciativas de Loyalty e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás