RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #199, trazemos artigos sobre como Copenhague recompensa turistas por comportamentos ecológicos, os serviços por assinatura no País, embaixadores de marca e mais.
Muitas cidades vivem uma relação de amor e ódio com o turismo – ao mesmo tempo em que se beneficiam financeiramente, se ressentem dos impactos negativos do afluxo de grandes contingentes de pessoas. Pois a capital dinamarquesa decidiu atacar o tema, como o lixo produzido pelo turismo, oferecendo recompensas àqueles que o recolherem ou efetuarem outras atividades ecologicamente responsáveis, como optar pelo transporte público e bicicletas.
Esses turistas terão direito, por exemplo, a cafés e taças de vinho no comércio da cidade, além de atividades gratuitas, como passeios de caiaque pelos canais. O programa se chama CopenPay e é baseado na confiança, em geral, os turistas não terão de comprovar que agiram e o comércio local adere voluntariamente (a Prefeitura não o reembolsa). O plano piloto segue até meados de agosto e pretende compensar a poluição causada pelo turismo. Para se ter uma ideia, a cidade possui menos de 700 mil habitantes e contou com 12 milhões de pernoites de turistas em 2023.
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Um levantamento que entrevistou mais de 1.000 pessoas em todo o País aponta que 45% dos brasileiros pagam algum tipo de serviço por assinatura atualmente. O dado está no estudo O Que É Ser Prime para o Consumidor Brasileiro, realizado pela NielsenIQ em parceria com a Amazon Brasil. 80% dos entrevistados assinam serviços de streaming (de áudio ou vídeo), enquanto, 77% assinam ou consideram assinar um serviço premium ou prime no e-commerce.
Em 74% dos casos, o principal motivo para a assinatura é o frete grátis. Em seguida, aparecem os descontos exclusivos (62%) e a facilidade de pagamento com pontos ou descontos (51%). A pesquisa ainda indica que a atenção às necessidades do público, traduzida em atendimento prioritário e serviços dedicados, se converte em fidelidade. Isso por que 80% dos respondentes afirmaram que esse é um atributo decisivo para construir confiança e garantir sua lealdade à empresa ao assinarem o serviço.
Embaixadores de marca são os clientes (e colaboradores) que advogam pela empresa publicamente, seja para parentes e amigos, seja para suas conexões estendidas nas redes sociais, compartilhando opiniões, resenhas etc., algo hoje de bastante impacto. É uma ação com base na confiança, senso de comunidade e reciprocidade. Este artigo traz três formas de se incentivar esses embaixadores via programas de fidelidade (lembrando que o senso de recompensa não pode estar ligado somente ao ciclo de compras):
1) Anime e encante: Ofereça recompensas relevantes, oportunas e inesperadas, online ou nas lojas;
2) Democratize a troca de pontos: Tenha um catálogo variado aos tipos de gastos, do luxuoso aos mais usuais;
3) Maximize a experiência de compra: Clientes esperam variedade, comodidade e rapidez para continuarem engajados.
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A pesquisa National Study of the Changing Workforce, realizada nos Estados Unidos pelo Families and Work Institute, mostra que ter controle sobre os próprios horários torna os colaboradores mais felizes e mais propensos a permanecerem no trabalho. O estudo ouviu 1.516 trabalhadores e traçou uma diferença entre as sensações de escassez de tempo e falta de controle sobre o tempo, que nem sempre acontecem juntas.
E ainda, o número de horas que as pessoas trabalham parece não ter relação com a satisfação das pessoas com seus empregos. Para quem tem mais controle sobre seu tempo, ter uma quantidade escassa de tempo não prejudica sua satisfação no trabalho na mesma medida que para aqueles que têm menos controle sobre seu tempo. Isso aponta como, na motivação, a autonomia pode ser tão importante quanto fatores financeiros.
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