Uma ótima forma de aumentar a produtividade da força de vendas é o investimento em capacitação. Um recurso que tem se mostrado essencial para a qualificação das equipes é associar o e-learning a diferentes plataformas de acesso.
Mas é importante considerar um design responsivo para propor as atividades aos usuários. Tudo para que um conteúdo tenha acessibilidade e se adeque a suportes variados. Você já acessou algum site em seu smartphone ou tablet e não entendeu porque as imagens estavam desproporcionais?
Ou pior: com o texto ilegível? Você sabe como é ruim essa experiência. De modo geral, um site responsivo é aquele que ajusta o conteúdo para caber em qualquer tipo de tela. Tudo para facilitar sua usabilidade.
É importante pensar nos diferentes tipos de aparelhos que podem ser usados pelos usuários. Hoje existem telas de tamanhos variáveis e diferentes sistemas operacionais.
A plataforma do seu programa de relacionamento pode ter algum diferencial de usabilidade no iOS. Porém nem todos usam dispositivos com esse sistema. Nesse caso, o conteúdo também deve ser pensado para rodar no Android.
Durante o planejamento de um programa de relacionamento visando o e-learning, conhecer o participante é fundamental para pensar nas ações que serão propostas para capacitá-lo. Se sua força de vendas for composta, em sua maioria, por jovens, que tal pensar em um aplicativo especial para canais mobile?
De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, os millennials – pessoas que nasceram a partir de 1982 – tornaram-se a geração mais populosa no planeta, considerada nesse contexto como a mais representativa no mercado de trabalho. E o canal mais utilizado por eles é o mobile.
Outro fator relevante sobre aplicativos é a capacidade que esse recurso tem de promover experiências únicas, facilitando a interação com o usuário.
Se sua empresa já possui uma plataforma de treinamento com vídeos, que oferece o máximo de informações sobre os seus produtos e serviços, mas não consegue engajar seus colaboradores a acessá-la… há uma solução.
O que você pode fazer é aliar a sua estratégia de e-learning a um programa de relacionamento e incentivo. Em especial com o uso de gamificação. Técnicas que envolvam pontuação, placares, rankings, quizzes vão provocar os participantes a terem um bom desempenho. E recompense-os por isso!
É essencial para o sucesso de um programa de capacitação que ele faça parte de um programa de incentivo bem estruturado e com premiação direcionada para cada público.
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