[Radar TSI #214] Brasileiros e as carteiras digitais, pix do Burger King, segurança nos programas e +
//Engajador Rhebeka VasconcelosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #214, reunimos estudos sobre a utilização de carteiras digitais, ação criativa do Burger King, segurança nos programas e mais.
[PYMNTS]
O Brasil está à frente na revolução das carteiras digitais
Em seu relatório sobre carteiras digitais, edição Brasil, a PYMNTS em colaboração com o Google Wallet, posicionou nosso país como um líder global na adoção dessa tecnologia. Afirmando que os consumidores brasileiros estão à frente de seus pares na integração dessas ferramentas em suas vidas, não apenas para necessidades financeiras, mas também para usos diários. Alguns insights para você ficar atento e basear estratégias de comunicação e fidelização:
- Pagamentos de contas: 47% dos brasileiros já utilizam carteiras digitais para essa finalidade.
- E-commerce: embora o e-commerce seja menos dominante no Brasil, 27% dos consumidores já utilizam carteiras digitais para compras online.
- Adoção por diferentes gerações: surpreendentemente, baby boomers e idosos (51%) lideram o uso de carteiras digitais para pagamentos de contas, enquanto a Geração Z (36%) ainda apresenta um espaço para crescimento.
- Satisfação do usuário: 77% dos usuários que utilizam carteiras digitais para serviços além de pagamentos estão altamente satisfeitos.
Algumas aplicações em programas de fidelidade a partir dos dados podem ser oferecer benefícios dentro dos aplicativos de carteira digital, como descontos, pontos extras e acesso a serviços exclusivos. Além disso, é possível utilizar os dados gerados por essas ferramentas para criar ofertas altamente personalizadas e explorar novas formas de recompensa, como cashback direto na carteira digital ou acesso a experiências especiais, como eventos e serviços.
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[MARCAS PELO MUNDO]
Burger King usa estratégia criativa unindo dados e pix
A Black Friday do Burger King trouxe uma ação inovadora que vai além das tradicionais ofertas e descontos, utilizando uma estratégia de fidelização criativa. A marca enviou Pix de R$0,01 para milhões de membros do Clube BK, incentivando-os a adicionar mais R$0,24 para garantir 2 BK Franguinhos por apenas R$0,25 durante a #BKFriday. Demonstrando que a personalização e a inovação no uso de dados podem criar experiências únicas e impactantes, agregando valor não só em termos de vendas, mas também na construção de relacionamento com os clientes.
“O que os consumidores buscam na Black Friday é uma sensação de ganho, e foi isso que entregamos: dinheiro diretamente no celular deles, via Pix. Mais do que uma promoção, essa mecânica se tornou um formato de mídia inovador que gera engajamento e se torna um assunto, conectando o BK de forma única aos consumidores na semana mais competitiva do ano no varejo”, explicou Igor Puga, CMO de Marketing da ZAMP, master franqueada do Burger King no Brasil.
[BOND BRAND LOYALTY]
Segurança sem comprometer a experiência
Este artigo aborda a crescente importância da segurança nos programas de fidelidade, destacando os riscos de vazamentos de dados e fraudes, que podem prejudicar seriamente a imagem e o valor da marca. Durante o planejamento da iniciativa de fidelização, é essencial que as empresas considerem questões como as opções de resgate disponíveis, os dados dos clientes capturados, as melhores práticas de segurança, que os consumidores já conhecem e como segmentar a base para aplicar medidas adequadas a diferentes perfis.
As respostas a essas perguntas ajudam a definir as ferramentas de segurança mais eficazes, que podem ser agrupadas nas seguintes categorias:
Prevenção: controles de registro, validação de identidade, limites de ganhos e resgates, autenticação multifatorial (MFA) e PINs.
Detecção e monitoramento: regras de velocidade para alertas, algoritmos para detectar anomalias, além de utilizar ferramentas externas de detecção de fraudes.
Alertas e relatórios: notificações de login ou resgates, relatórios de exceção e auditoria.
Segurança cibernética: testes de vulnerabilidade, monitoramento de segurança e ferramentas de gerenciamento de identidade.
Manter a segurança de um programa de fidelidade exige uma abordagem contínua, com revisões e atualizações regulares para garantir uma experiência fluida e segura para os clientes, sem comprometer a proteção contra fraudes.
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[THE WISE MARKETER]
World Loyalty Giving Day
O World Loyalty Giving Day, que acontecerá em 3 de dezembro de 2024, visa mobilizar marcas e clientes a se envolverem em ações de doação de pontos de programas de fidelidade para causas sociais e ambientais. O evento será realizado em parceria com o Giving Tuesday, conectando bilhões de pessoas globalmente por meio de campanhas de mídia social. A iniciativa busca destacar o papel dos programas não apenas em gerar benefícios para as marcas, mas também em promover um impacto positivo nas comunidades e em causas importantes. Ao unir o setor de loyalty, o evento pretende mostrar como essas iniciativas podem se alinhar com os valores dos consumidores, impulsionando a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A ação também reflete uma tendência crescente na qual os clientes priorizam marcas cujos valores coincidem com os seus, especialmente em áreas como meio ambiente, saúde, educação e segurança alimentar. O evento, segundo a The Wise Marketer, oferece às empresas uma oportunidade de reposicionar seus programas, incentivando doações de pontos para apoiar causas nobres e reforçando suas iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG).
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TSI promove 2ª edição da masterclass gratuita sobre uso do modelo Loyalty Canvas
No próximo dia 10 de dezembro, o CEO da Valuenet e professor PhD, Marcelo Oliveira, especialista em estratégias de Loyalty e CX, junto com o especialista em Loyalty, Renato Carbone, irão ministrar a 2ª edição da masterclass Loyalty Canvas, abordando a utilização do modelo visual no planejamento de iniciativas de fidelização. Serão duas horas de duração, com dinâmica de exercícios em grupo e obtenção de certificado ao final do curso.
A masterclass Loyalty Canvas abordará de forma prática os principais elementos de uma estratégia de fidelização e suas correlações, permitindo que o participante crie um pré-desenho do seu programa. Gratuita, a aula especial tem vagas limitadas. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no link.
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