RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #213, reunimos estudos sobre Black Hat e White Hat na gamificação, programa de fidelidade para criadores de conteúdo, liderança centrada no cliente e mais.
O texto mostra que nem todas as estratégias de gamificação são iguais e os seus efeitos no comportamento do usuário podem variar amplamente, dependendo da utilização de abordagens de “Black Hat” e “White Hat”. Os termos, que derivam do mundo da cibersegurança, foram popularizados no contexto de loyalty por Yu-kai Chou em seu modelo Octalysis. Assim, referindo-se aos tipos de motivações que impulsionam os clientes:
Programas de fidelidade bem-sucedidos buscam equilibrar essas duas estratégias para maximizar o envolvimento do cliente sem comprometer a confiança e o bem-estar do usuário.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM ESPANHOL)
A Gotas, fundada por Ariel Alexandre, desenvolveu um programa voltado para o relacionamento entre influenciadores e seus seguidores, e que também já foi adotado por grandes clubes de futebol. Na plataforma, os seguidores ou fãs ganham “gotas” ao interagir com o conteúdo, podendo ser trocadas por experiências exclusivas ou até mesmo monetizadas.
Nesta entrevista, o executivo conta que em 19 meses de operação, a empresa já alcançou 139 mil carteiras de usuários ativos, três mil criadores de conteúdo na plataforma e mais de dois milhões de “gotas” distribuídas. O próximo passo do programa, que tem sede em Londres, mas com foco principal no Brasil, será a integração com a Inteligência Artificial. A tecnologia irá entender o conteúdo das lives e criar recompensas automaticamente para facilitar o processo para os criadores.
Em um cenário hipercompetitivo, com um grande volume de opções, torna-se cada vez mais difícil para as marcas conquistarem uma lealdade verdadeira de seus clientes. Isso se aplica igualmente às ofertas de produtos e serviços B2C e B2B. A fórmula para o sucesso sustentável é colocar o consumidor no centro de tudo. Mas a customer centricity nem sempre é uma novidade. Então, por que tantas empresas e seus líderes falham nesse sentido? Essa é a pergunta que o artigo se propõe a responder. Entende-se que lideranças centradas no público-alvo compreendem que a personalização não é mais opcional, mas essencial.
Uma direção eficiente promove culturas de responsabilidade e inovação, garantindo que suas equipes estejam equipadas para atender — e exceder — as expectativas do cliente. O texto mostra que o futuro pertence àqueles que veem consumidores não como um monólito, mas como os diversos e dinâmicos impulsionadores do crescimento e da renovação. Para esses líderes que colocam seu público no núcleo de suas decisões, cada interação é uma oportunidade de elevar sua marca e causar um impacto duradouro.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Se a competição pela atenção do consumidor é intensa, é fácil para os programas de fidelidade se perderem. E esse texto traz 6 recomendações para tornar sua iniciativa de fidelização dinâmica e memorável:
Ele deve refletir os valores e o espírito da empresa. Exemplo do XPLR Pass da The North Face, que oferece experiências exclusivas, como lançamentos antecipados e expedições, em vez de apenas descontos, criando um senso de comunidade e pertencimento.
Iniciativas de fidelização devem evoluir continuamente. O Beauty Insider da Sephora realiza atualizações regulares, como desafios que incentivam o engajamento constante dos clientes, mantendo o programa dinâmico e alinhado aos interesses dos membros.
Use elementos de gamificação e promoções sazonais para aumentar o envolvimento. O Starbucks Rewards, com suas campanhas como “Star Dash” e “Starbucks for Life”, mantém o programa excitante e motivador durante todo o ano.
Promova o engajamento criando espaços para interação entre membros. O Starbucks SIP permite que clientes influenciem o desenvolvimento de produtos, aumentando a conexão com a marca e gerando lealdade através da participação comunitária.
Programas com uma causa social geram maior conexão emocional. O Paw Points da Fresh Step, que permite doações para abrigos de animais, torna a experiência mais significativa para os membros e reforça a fidelidade.
Diferencie os níveis do programa com benefícios exclusivos. O programa da Barnes & Noble oferece vantagens como descontos, frete grátis e acesso antecipado para membros premium, criando uma experiência personalizada e envolvente.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email engajadores@tudosobreincentivos.com.br
Descubra como um e-mail marketing que encanta pode ajudar nas estratégias para engajar e fidelizar…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…
Descubra como a experiência do funcionário (EX) impactam a produtividade, o engajamento e os resultados…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…
Nos últimos anos, a Black Friday se firmou como um dos principais eventos de consumo…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…