Categorias: ArtigosEngajamento

[Whitepaper] Primeiros passos da gestão de relacionamento com o cliente

Gestão de relacionamento com o cliente: a sua empresa faz algo neste sentido? E se faz, consegue alcançar os seus objetivos? Não fique com receio de admitir que está conduzindo uma iniciativa sem retorno. Essa é a realidade de muitas companhias e algumas nem percebem que estão errando. Afinal, o segmento B2B reproduz o mesmo método de relacionamento com clientes há muitos anos e fica difícil pensar em maneiras diferentes de atrair, reter e fidelizar.

Mas por que há tantos problemas na gestão de campanhas de incentivo? Os principais erros no marketing de relacionamento são causados por um planejamento ruim (ou inexistente) e por métodos antigos de concepção dos projetos. Às vezes, não se sabe onde se quer chegar ou não se compreende o papel de cada público para alcançar os objetivos de um programa de relacionamento.

Já falamos algumas vezes no blog que a maioria das empresas segue a forma tradicional de gestão de relacionamento com o cliente, baseada em uma campanha de incentivo. Geralmente pensada para ser pontual e controlada por planilhas, a campanha limita (e quase impede) a criação de um projeto de engajamento que inclua diferentes grupos de participantes e múltiplos comportamentos.

Gestão de relacionamento com o cliente vs. tradição

Nesse whitepaper, nós não vamos falar de tradição. Pelo contrário, vamos compartilhar os primeiros passos para a sua empresa pensar a gestão de relacionamento com o cliente da maneira como nós pensamos.

De uma maneira bem objetiva, você vai entender a importância de:

  • Definir objetivos
  • Entender o público-alvo
  • Analisar a concorrência
  • Medir a performance
  • Contar com uma equipe especializada

Parece simples demais, mas esses itens são a essência da concepção de um programa de relacionamento. Muitas empresas estão no modo automático e deixaram de lado as tarefas mais importantes do planejamento, como: coletar informações e analisá-las para definir o melhor modelo de gestão de relacionamento com o cliente.

Você está preparado para implementar uma gestão de relacionamento com clientes e parceiros? Acompanhe nossos primeiros passos e descubra.

Boa leitura!

Conteúdos recentes

[Radar TSI #259] Atenção fragmentada e o desafio de engajar, experiências conectadas, Starbucks volta às origens e +

O Radar TSI #259 explora a escassez de atenção e seus impactos no engajamento, as…

% dias atrás

Comprar, engajar, abandonar: os sinais que não podem ser ignorados

O Panorama da Fidelização 2025 revela que consumidores compram por valor funcional, mas permanecem por…

% dias atrás

[Radar TSI #258] De anúncios a interações, Brasil dita tendências em fidelização, Black Friday e o poder do mobile e +

O Radar TSI #258 explora o potencial dos rewarded ads, destaca por que o Brasil…

% dias atrás

O que move a fidelização hoje: aprendizados do 8º Fórum da ABEMF

Aprendizados do 8º Fórum da ABEMF: números do setor, estudo TSI + ABEMF e cases…

% dias atrás

[Radar TSI #257] Bots e IA acessam áreas críticas, novo combo do Mercado Livre, fidelidade no turismo e +

O Radar TSI #257 destaca os riscos crescentes de bots e IA para áreas críticas…

% dias atrás

Confiança e governança: o que diz o projeto que pode mudar as regras do mercado de fidelidade no Brasil

Saiba o que diz o projeto que pode mudar as regras do mercado de fidelidade…

% dias atrás