RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #181, trazemos artigos e levantamentos sobre um programa de vantagens para recargas de carros elétricos, o consumo de confronto, a fidelização no mercado de luxo e mais.
Era questão de tempo. Assim como os donos de veículos a combustão ganham vantagens em programas de fidelidade ao abastecer em grandes redes de postos, chegou a vez dos elétricos. Muito em breve, os usuários de veículos da montadora chinesa BYD no Brasil passarão a ter benefícios ao recarregar, pagando preços menores pelo serviço e obtendo bonificações.
A razão é uma parceria da BYD e da Raízen, que juntas irão construir, em três anos, 600 hubs de recarga elétrica em oito capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Belém. A iniciativa faz parte de um projeto conjunto que visa impulsionar o mercado de veículos elétricos no País e que já dá mostras de que as ações de Loyalty serão estratégicas para o setor.
Este novo estudo da Kantar, Navigating Confrontational Consumerism (cujo resumo pode ser baixado gratuitamente), aborda um tema caro ao TSI, o do consumidor empoderado. O documento aponta como novas dinâmicas e gatilhos sociais, amplificados pelas plataformas digitais, dão aos consumidores poderes para influenciar e remodelar as práticas de negócios, com cobranças claras quanto à responsabilidade ESG das corporações.
O texto mostra também que, em sociedades cada vez mais polarizadas, se alinhar a causas vai tanto atrair uma base quanto afastar outra, no que a consultoria chama de “consumismo de confronto”. A versão paga do documento traz quatro cenários possíveis para o mercado em 2027 e as principais ações que as companhias precisam tomar para navegar nesse ambiente turbulento, envolvendo CX, monitoramento de redes sociais, transparência, diversidade, equidade e inclusão, entre outras.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
No mercado de luxo, os consumidores vêm aumentando a compra por meio da abordagem Ropo (research online, purchase offline), o que põe pressão em soluções omnicanais, sem fricção entre físico e digital. Além disso, há busca por geração de experiências personalizadas nas lojas para aumentar a satisfação e a fidelidade de marca. Estes são alguns dos dados presentes no relatório Os Poderosos do Varejo de Luxo 2024, com as tendências que moldam o setor.
As empresas de luxo, por exemplo, estão em um processo de transição para um modelo de negócio ambientalmente responsável e de economia circular, com ajuda de tecnologia. Além disso, a adoção de IA e machine learning tem auxiliado no tratamento de dados para hiperpersonalização da jornada do consumidor. O relatório identifica ainda as 100 maiores companhias de luxo, que juntas movimentaram US$ 347 bilhões em 2022. Há duas brasileiras na lista, Grupo Soma (73ª) e Vivara (91ª).
Em tradução literal, fulfillment quer dizer realização, cumprimento, e é hoje um dos termos mais importantes no e-commerce. Ele abrange todo o processo logístico do negócio, do estoque à separação, da embalagem ao transporte e ainda a pós-entrega, e seu nome faz referência à necessidade de cumprir com as condições de compra, envio e prazo do item.
São etapas sensíveis do mercado eletrônico e afetam diretamente a satisfação e a fidelidade dos consumidores, o que influencia em avaliações e reviews. Tanto, que muitas empresas também incluem nesse processo a logística reversa, o serviço de troca e devolução de produtos. O Panorama da Fidelização no Brasil 2023, pesquisa do TSI/ABEMF, mostrou, por exemplo, que frete grátis e entregas mais rápidas estão entre os fatores que mais impactam na decisão de compra.
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