RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #181, trazemos artigos e levantamentos sobre um programa de vantagens para recargas de carros elétricos, o consumo de confronto, a fidelização no mercado de luxo e mais.
Era questão de tempo. Assim como os donos de veículos a combustão ganham vantagens em programas de fidelidade ao abastecer em grandes redes de postos, chegou a vez dos elétricos. Muito em breve, os usuários de veículos da montadora chinesa BYD no Brasil passarão a ter benefícios ao recarregar, pagando preços menores pelo serviço e obtendo bonificações.
A razão é uma parceria da BYD e da Raízen, que juntas irão construir, em três anos, 600 hubs de recarga elétrica em oito capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Belém. A iniciativa faz parte de um projeto conjunto que visa impulsionar o mercado de veículos elétricos no País e que já dá mostras de que as ações de Loyalty serão estratégicas para o setor.
Este novo estudo da Kantar, Navigating Confrontational Consumerism (cujo resumo pode ser baixado gratuitamente), aborda um tema caro ao TSI, o do consumidor empoderado. O documento aponta como novas dinâmicas e gatilhos sociais, amplificados pelas plataformas digitais, dão aos consumidores poderes para influenciar e remodelar as práticas de negócios, com cobranças claras quanto à responsabilidade ESG das corporações.
O texto mostra também que, em sociedades cada vez mais polarizadas, se alinhar a causas vai tanto atrair uma base quanto afastar outra, no que a consultoria chama de “consumismo de confronto”. A versão paga do documento traz quatro cenários possíveis para o mercado em 2027 e as principais ações que as companhias precisam tomar para navegar nesse ambiente turbulento, envolvendo CX, monitoramento de redes sociais, transparência, diversidade, equidade e inclusão, entre outras.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
No mercado de luxo, os consumidores vêm aumentando a compra por meio da abordagem Ropo (research online, purchase offline), o que põe pressão em soluções omnicanais, sem fricção entre físico e digital. Além disso, há busca por geração de experiências personalizadas nas lojas para aumentar a satisfação e a fidelidade de marca. Estes são alguns dos dados presentes no relatório Os Poderosos do Varejo de Luxo 2024, com as tendências que moldam o setor.
As empresas de luxo, por exemplo, estão em um processo de transição para um modelo de negócio ambientalmente responsável e de economia circular, com ajuda de tecnologia. Além disso, a adoção de IA e machine learning tem auxiliado no tratamento de dados para hiperpersonalização da jornada do consumidor. O relatório identifica ainda as 100 maiores companhias de luxo, que juntas movimentaram US$ 347 bilhões em 2022. Há duas brasileiras na lista, Grupo Soma (73ª) e Vivara (91ª).
Em tradução literal, fulfillment quer dizer realização, cumprimento, e é hoje um dos termos mais importantes no e-commerce. Ele abrange todo o processo logístico do negócio, do estoque à separação, da embalagem ao transporte e ainda a pós-entrega, e seu nome faz referência à necessidade de cumprir com as condições de compra, envio e prazo do item.
São etapas sensíveis do mercado eletrônico e afetam diretamente a satisfação e a fidelidade dos consumidores, o que influencia em avaliações e reviews. Tanto, que muitas empresas também incluem nesse processo a logística reversa, o serviço de troca e devolução de produtos. O Panorama da Fidelização no Brasil 2023, pesquisa do TSI/ABEMF, mostrou, por exemplo, que frete grátis e entregas mais rápidas estão entre os fatores que mais impactam na decisão de compra.
O Radar TSI #267 traz um alerta sobre a segurança dos programas de fidelidade, discute…
Quase todos os programas de fidelidade querem crescer em 2026, mas muitos ainda não sabem…
Um olhar sobre os grandes temas de fidelização que atravessaram o TSI em 2025 —…
O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…
Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…
O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…