Ninguém duvida: compreender os clientes, seus hábitos e necessidades é extremamente valioso, uma vantagem estratégica indispensável. Para profissionais que atuam com programas de fidelidade, CRM e Customer Experience, a metodologia RFV (Recência, Frequência e Valor Monetário) se destaca como uma ferramenta poderosa para segmentar, personalizar e potencializar a relação com os consumidores. Trata-se de uma técnica de hipersegmentação baseada no histórico de compras, que permite categorizar os clientes com base em três variáveis fundamentais:
Segundo Marcelo Custodio, CEO da Valuenet e professor PhD, trata-se de uma metodologia analítica comportamental fácil de aplicar e amplamente utilizada por sua simplicidade de interpretação. “Pode ser aplicada em todos os setores que tenham uma frequência de vendas. Isso porque é ideal para prever quais clientes têm maior propensão a responder a novas campanhas, ajudando empresas a focar seus esforços em públicos com maior retorno potencial”, afirma.
O especialista acrescenta que, ao utilizar a metodologia RFV, os profissionais de fidelização passam a atuar de forma mais estratégica, guiando os clientes entre diferentes estágios — de novos e promissores, a fidelizados e, por fim, a defensores da marca. A abordagem permite identificar os clientes mais valiosos para o negócio; detectar sinais de churn com antecedência; além de criar campanhas segmentadas com maior taxa de resposta; bem como reduzir o desperdício de recursos com ações genéricas e até aumentar a personalização e a relevância percebida pelos consumidores.
A técnica RFV é quantitativa e orientada por dados reais (data-driven), o que a diferencia de abordagens mais genéricas ou meramente demográficas. Ao aplicar o modelo, cada cliente recebe uma pontuação combinada que reflete seu nível de engajamento e valor para o negócio. Nos exemplos abaixo, sugerimos métricas de pontuação, mas vale lembrar que elas devem ser ajustadas conforme os objetivos do negócio, o perfil de clientes e o ticket médio.
Clientes em que a data do último pedido foi:
Quantidade de pedidos no último ano:
Ticket médio do cliente:
Com base na análise RFV e na pontuação obtida, é possível criar segmentos estratégicos, como:
Marcelo Custodio, que ministrará uma masterclass exclusiva sobre o tema no dia 7 de maio, às 10h, como parte do calendário de aulas online e gratuitas do TSI (com certificado), destaca a importância da metodologia e seus desafios.
Entre os principais obstáculos, ele cita:
A metodologia RFV se consolida como uma das abordagens mais eficazes para gerar resultados concretos em programas de fidelização. De aplicação simples e com alto poder preditivo, permite compreender profundamente o comportamento dos clientes e agir com precisão — criando programas mais inteligentes, envolventes e rentáveis. Ao adotar essa estratégia, sua marca deixa de apenas “distribuir vantagens” e passa a gerar valor real para cada perfil de cliente, atuando com empatia, estratégia e inteligência de dados.
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