RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #248, reunimos artigos e estudos que mostram o crescimento expressivo dos programas nacionais, a nova sinalização do Airbnb, que volta a considerar um programa de fidelidade, o papel estratégico dos programas de relacionamento nos shoppings e muito mais.
O Radar TSI acompanha periodicamente os dados da ABEMF — entidade que reúne algumas das principais empresas de fidelidade do país, como Dotz, Livelo, Smiles, LATAM Pass, Esfera, Azul, entre outras. E a associação acaba de divulgar os indicadores do primeiro trimestre de 2025, que mostram um avanço expressivo do setor: os brasileiros acumularam 225,4 bilhões de pontos ou milhas no período, alta de 16,6% em relação ao mesmo trimestre de 2024. O crescimento foi muito superior ao de outros índices de consumo, como o da Despesa das Famílias (2,6%, segundo o IBGE) e o Consumo nos Lares (2,48%, segundo a ABRAS).
O volume de resgates também aumentou, foram 219,8 bilhões de pontos trocados, um crescimento de 14%. Do total, 73,6% foram usados em passagens aéreas e 26,4% em produtos e serviços — patamar que se mantém acima dos 25% desde o segundo semestre de 2024, refletindo a diversificação dos programas. A taxa de breakage caiu para 13,2%, enquanto o faturamento do setor chegou a R$ 5,83 bilhões (+11,7%). Para a ABEMF, o cenário econômico desafiador, somado à ampliação da oferta e ao avanço tecnológico, tem levado mais consumidores a buscar valor real nos programas de fidelidade.
O Airbnb voltou a considerar o lançamento de um programa de fidelidade, segundo o chefe de negócios da empresa, Dave Stephenson. A ideia ganha força após a expansão da vertical de experiências e serviços, que inclui desde passeios com artistas até a contratação de chef particular e massagista. Embora não haja planos imediatos, a empresa afirma estar em “posição melhor” para recompensar seus clientes, considerando um modelo que integre estadias, experiências e conveniência — em vez de se limitar à conversão de dólares em pontos.
A discussão ecoa uma pauta constante aqui no TSI, a fidelidade não se constrói apenas com acúmulo e resgate. O próprio CEO, Brian Chesky, que antes criticava programas, agora sugere um modelo mais estratégico, voltado à recorrência, relevância e share of wallet, como no Amazon Prime. A proposta é usar o programa como ferramenta de frequência e envolvimento cotidiano, inclusive fora do contexto de viagens. O Airbnb já começou a testar incentivos nesse sentido, com créditos concedidos via HotelTonight.
A matéria traz evidências de que os programas de relacionamento estão ganhando protagonismo na estratégia dos shoppings brasileiros. Segundo a Abrasce, 26% dos empreendimentos já implementaram programas voltados à fidelização, com o objetivo de impulsionar vendas e otimizar ações de marketing. Um dos exemplos mais robustos é o app Multi, da Multiplan, que combina comunicação direta com os clientes e uso intensivo de dados. Com 3 milhões de usuários ativos, o app gerou R$ 1,7 bilhão em vendas no primeiro semestre de 2025 — alta de 50% em relação ao ano anterior — e serve como base para decisões sobre o mix de lojas e ativações.
A digitalização do setor, aliada ao uso de inteligência artificial e análise de comportamento, vem mudando o papel dos shoppings, mais do que centros de compras, tornam-se ecossistemas de relacionamento e conveniência. Grupos como Allos, Iguatemi e Ancar Ivanhoe investem em estruturação de espaços voltados à experiência e coleta de dados, reforçando o entendimento de que o principal ativo agora é o cliente — e não apenas o metro quadrado. A fidelização, nesse cenário, passa a ser uma peça-chave para ampliar o engajamento, oferecer personalização em escala e garantir recorrência nas visitas.
A Incentive Marketing Association anunciou a criação oficial da IMA LATAM, capítulo latino-americano da entidade global voltada ao mercado de incentivos, recompensas e fidelização. A nova estrutura já conta com diretoria eleita para o biênio 2025–2026 e será liderada por Jimena Pierdant (Cashwave), especialista em loyalty B2B e parcerias estratégicas. A executiva assume como a primeira presidente da história da IMA LATAM.
O novo capítulo tem como objetivo conectar líderes da região e impulsionar boas práticas em estratégias como gift cards, programas de incentivo, loyalty marketing e consultorias especializadas. Completam a diretoria: Pedro Eguren (Grupo Alus), vice-presidente; Sanjay Agarwal (Fielo), tesoureiro; Gerardo López Santa Ana (Bonnus), secretário; Debora Franchim (Dunnhumby) e Marcelo Custodio de Oliveira (Valuenet), como diretores e co-chairs dos comitês de educação e marketing. Para Marcelo, a iniciativa fortalece o ecossistema de fidelização na América Latina e cria um espaço de colaboração entre profissionais comprometidos com o avanço do setor.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email engajadores@tudosobreincentivos.com.br
Descubra como os programas de fidelidade na hotelaria estão entre experiência, relevância e diferenciação
O Radar TSI #247 aborda como preço competitivo e variedade seguem como fatores decisivos para…
Descubra como aplicar IA com propósito e empatia em programas de fidelidade. Baixe o e-book…
O Radar TSI #246 aborda como a lealdade está sendo redefinida por consumidores mais exigentes,…
Descubra qual é o papel estratégico do WhatsApp na retenção e no relacionamento com o…
O Radar TSI #245 aborda como a fidelização tem impulsionado o crescimento das franquias de…