Radar

[Radar TSI #247] Preço e variedade que fidelizam, lealdade no fast casual, profissionais que lideram e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #247, reunimos artigos e estudos que mostram como preço competitivo e variedade seguem como fatores decisivos para a fidelidade no varejo, a força dos programas de loyalty no setor fast casual estadunidense, os destaques do painel “Carreira em Loyalty” e muito mais.


[MEIO & MENSAGEM]
Preço competitivo e variedade ainda são os pilares da fidelidade no varejo

O relatório Retail Preference Index (RPI), da dunnhumby, mapeou os dez varejistas mais bem avaliados pelos consumidores brasileiros em 2025 e apontou os principais fatores de fidelização no setor. Com base em uma pesquisa com mais de 6 mil compradores de supermercados, o estudo revelou que 65% dos consumidores priorizam promoções, preços baixos (34%) e variedade de produtos (31%) na hora de decidir onde comprar. As empresas melhor ranqueadas foram aquelas que conseguiram combinar com sucesso atributos como preço, sortimento, experiência digital e excelência operacional, entre elas, Amazon, Assaí, Zaffari, Mercado Livre e Savegnago.

Além de atrair mais consumidores, essas redes conseguiram ampliar o share na carteira dos clientes e crescer de forma consistente, segundo a pesquisa. O relatório reforça que não há uma fórmula única para gerar fidelização: o segredo está em encontrar o equilíbrio entre valor percebido e proposta comercial, adaptado ao perfil de cada público. Em um cenário onde o consumidor está mais exigente e seletivo, entender o que realmente importa, e entregar com eficiência, se torna fator-chave para criar conexão emocional e lealdade duradoura.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[CNBC]
Fidelização em alta no “fast casual” estadunidense

A matéria traz um panorama do mercado estadunidense que pode inspirar estratégias por aqui. Redes de fast casual – modelo que une a conveniência do fast food com mais qualidade nos ingredientes e ambiente mais moderno – como Chipotle, Starbucks, Cava e Sweetgreen estão apostando na fidelização para manter clientes em tempos de consumo mais contido. Segundo a Circana, membros de programas visitam 22% mais os restaurantes e gastam o dobro que não membros. No Starbucks, 59% das transações vêm de participantes ativos. A lógica é clara: manter frequência e evitar quedas nas vendas.

A aposta está na personalização, recompensas criativas e formatos mais flexíveis. Cava reformulou seu programa com desafios no app e brindes surpresa. Chipotle lançou uma campanha que premia os clientes mais fiéis com burritos grátis. Marcas como Potbelly e Portillo’s criaram carteiras digitais e resgates mais simples. Em comum, a ideia de que fidelização bem executada pode ser mais que um diferencial, é uma estratégia de sobrevivência e crescimento, como bem sabemos.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[TSI]
Carreira em Loyalty: destaque para formação e protagonismo profissional

Ontem (30/7), realizamos o painel Carreira em Loyalty: formação que transforma, que reuniu dois grandes nomes do setor: Marcelo Custodio (PhD, CEO da Valuenet e professor da ESPM) e Fábio Santoro (fundador da Dotz e da Loyalty Academy Brasil, além de VP da ABEMF). No encontro, eles discutiram o futuro da profissão e reforçaram como uma formação estruturada pode acelerar a trajetória de quem atua (ou quer atuar) no mercado de fidelização. Também foi anunciado ao vivo o resultado do nosso concurso cultural, que premiou com uma bolsa integral o participante com a resposta mais inspiradora sobre o impacto da Certificação em Loyalty Management 4.0 da ESPM, curso que conta com o apoio do TSI e da ABEMF.

A vencedora foi Dalete Rocha Cavalcante, com um texto que conquistou os professores por sua força, clareza de propósito e conexão com os desafios reais do mercado. Em suas palavras: “Fidelizar não é mais uma estratégia; é sobrevivência (…) É onde a teoria encontra a prática e a prática vira impacto (…) Não aceito piloto automático. Vim pra deixar marca”. E se você também quer liderar essa transformação no setor, as inscrições para o curso Certificação em Loyalty Management 4.0, da ESPM, continuam abertas.

INSCREVA-SE

 


[EMARSYS]
Personalização que entrega: 4 aprendizados com base em dados reais

Esse texto mostra exemplos de marcas que conseguiram transformar dados em experiências relevantes de forma prática e escalável. A City Beach estruturou fluxos automatizados por estágio do cliente, como boas-vindas, recompra e reativação, e hoje 35% da receita já vem dessas jornadas. A Krispy Kreme conectou canais online e físicos e passou a acionar mensagens consistentes em diferentes pontos de contato, o que gerou um aumento de 70% dos cliques no site e 19% na receita digital.

A ALDO unificou dados de navegação, compras e estoque para tornar as recomendações mais relevantes em tempo real, melhorando a performance de campanhas e a retenção. Já a City Beach também integrou informações do programa de fidelidade — como nível de recompensa e frequência de compra — às comunicações, com aumento de 34% na frequência de pedidos e conversões acima de 7%. Esses exemplos reforçam o que já destacamos algumas vezes aqui no TSI, a personalização eficaz exige mais do que tecnologia. Ela depende de dados acionáveis, visão de jornada e consistência na entrega, em todos os pontos de contato.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 

Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email engajadores@tudosobreincentivos.com.br

Conteúdos recentes

[E-book gratuito] O Fator IA na Lealdade: do hype à prática com personalização em escala e empatia real

Descubra como aplicar IA com propósito e empatia em programas de fidelidade. Baixe o e-book…

% dias atrás

[Radar TSI #246] A nova régua da lealdade, cashback que engaja, TikTok Shop em alta e +

O Radar TSI #246 aborda como a lealdade está sendo redefinida por consumidores mais exigentes,…

% dias atrás

Conversas que fidelizam: o papel estratégico do WhatsApp na retenção e no relacionamento com o cliente

Descubra qual é o papel estratégico do WhatsApp na retenção e no relacionamento com o…

% dias atrás

[Radar TSI #245] Franquias apostam na lealdade, salas VIP que fidelizam, ameaça silenciosa nos programas e +

O Radar TSI #245 aborda como a fidelização tem impulsionado o crescimento das franquias de…

% dias atrás

O que o futebol ensina sobre lealdade: aprendizados do Mundial de Clubes para marcas e programas de fidelidade

O que o futebol ensina sobre lealdade: aprendizados do Mundial de Clubes para marcas e…

% dias atrás

[Radar TSI #244] Whatsapp como estratégia de CX, luxo que fideliza, IA pode ser um trunfo e +

O Radar TSI #244 aborda o WhatsApp como canal estratégico de CX, fidelização em academia…

% dias atrás