RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #224, reunimos estudos que abordam as vantagens e desafios dos programas de fidelidade em níveis, um case do varejo britânico, as demandas do consumidor em 2025 e muito mais.
Uma estratégia de fidelização em níveis, quando bem planejada e implementada, pode ser um grande impulsionador do engajamento dos clientes. Aqui estão os três grandes benefícios dessa abordagem:
Contudo, é essencial ter clareza e simplicidade na estrutura de um programa de fidelidade em níveis, com benefícios bem definidos para cada nível. Embora a exclusividade dos níveis mais altos seja atrativa, é importante equilibrá-la com a inclusão, para que todos os clientes se sintam valorizados. A implementação e manutenção desse sistema exigem investimentos em recursos, tecnologia e recompensas, sendo crucial avaliar os custos para garantir que os benefícios superem os investimentos a longo prazo.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
A matéria destaca a trajetória de sucesso do Clubcard, programa de fidelidade da rede britânica Tesco, que revolucionou o mercado de varejo. Criado há 30 anos, o programa conquistou 8 milhões de clientes já no primeiro ano, enviando cupons semanais pelo correio. Hoje, com 23 milhões de residências cadastradas, o Clubcard é um dos pilares da liderança da Tesco, inspirando redes concorrentes a criarem iniciativas semelhantes para conter a migração de clientes.
Adaptando-se às mudanças de mercado, a Tesco lançou, em 2020, o “Clubcard Prices”, um modelo que oferece promoções exclusivas aos membros, envolvendo milhares de produtos semanalmente e possibilitando melhores negociações com fornecedores sem comprometer margens. Para celebrar o aniversário do programa, este comercial criativo narra a história de duas famílias vizinhas – uma fiel ao Clubcard desde 1995 e outra que hesitou em aderir. A peça reforça os benefícios do programa, como descontos e experiências, além de evidenciar o impacto duradouro do Clubcard na sociedade britânica.
Segundo o Global Customer Loyalty Report 2025, da Antavo, 40% dos consumidores desejam mais maneiras de acumular pontos em programas de fidelidade, incluindo ações não transacionais. Além disso, 33,6% buscam mais opções para resgatar recompensas e pontos. O resgate flexível também aparece entre os cinco principais recursos desejados pelos consumidores brasileiros em 2025, de acordo com a Comarch. Em depoimento para nosso eBook de tendências para 2025, disponível para download gratuito, o Head de Incentivos na Vertem e CEO da Premmiar, Vinicius Ricarte, explica que o comportamento dos consumidores está mudando, e os programas de fidelidade precisam se adaptar a essa nova realidade. Ele destaca a importância de oferecer benefícios alinhados a características como simplicidade, agilidade, exclusividade, dinamismo e hiperpersonalização.
“Isso exige que as empresas se ajustem a uma realidade para a qual muitas vezes não estão preparadas. Hoje, é essencial construir relacionamentos genuínos, investir em tecnologias de ponta e adotar novas abordagens para prosperar nesse cenário dinâmico e competitivo”, afirma. No dia 26 de fevereiro, Vinicius Ricarte estará em nosso painel online e gratuito: “Tendências de Fidelização & Engajamento 2025”, ao lado de Fabio Santoro (Dotz e ABEMF), Renato Carbone (Valuenet) e Marcelo Custodio (Valuenet e professor PhD). Nesse evento, os especialistas irão explorar essa e outras tendências que estão moldando o futuro da fidelização. Faça já sua inscrição.
Em entrevista sobre o Digital Experience Benchmark Report, da Contentsquare, Jean-Christophe Pitié, Chief Marketing & Partnerships Officer da empresa, oferece insights valiosos sobre o futuro do mercado de fidelização. Pitié destaca a importância de entender a experiência digital como um ecossistema interconectado, onde cada elemento impacta a jornada do cliente. Com o aumento do custo de aquisição de visitantes, enfatiza a necessidade de criar experiências integradas e coesas em todos os pontos de contato, desde a primeira interação até a conversão.
A retenção de clientes também é crucial. Pitié aconselha os profissionais de marketing a adotarem uma abordagem sistemática e proativa para identificar e prevenir problemas que afetem as taxas de retenção. O relatório e a entrevista oferecem um panorama valioso sobre o futuro do mercado de fidelização, ressaltando a importância da experiência digital, a adaptação às mudanças no comportamento do consumidor e o papel fundamental da IA na criação de experiências personalizadas e eficazes.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email engajadores@tudosobreincentivos.com.br
Descubra como a IA proativa pode ser usada em programas de fidelidade antecipando necessidades para…
O Radar TSI #223 aborda números sobre o crescimento do mercado de fidelidade no Brasil,…
Acesse gratuitamente este panorama das estratégias e inovações que irão transformar a relação entre empresas…
O Radar TSI #222 aborda qual a chave para a lealdade duradoura, a nova estratégia…
Acesse gratuitamente este panorama das estratégias e inovações que irão transformar a relação entre empresas…
O Radar TSI #221 sobre a personalização nos serviços bancários, faturamento recorde dos programas, mudanças…