RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #223, reunimos estudos que abordam o crescimento do mercado de fidelidade no Brasil, carteira digital integrada ao programa, fadiga de marketing e mais.
O mercado de fidelidade brasileiro está projetado para crescer 16,9% ao ano, alcançando US$ 1,95 bilhão em 2025, segundo o relatório Brazil Loyalty Programs Market Intelligence and Future Growth Dynamics. O estudo destaca que o panorama dos programas de fidelidade no país está passando por transformações, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e o crescimento contínuo do setor. No Brasil, as estratégias de fidelização estão evoluindo com a adoção de tendências inovadoras, como a integração com o Pix, a personalização das ofertas, modelos de coalizão, recompensas experienciais e o uso crescente de plataformas móveis, segundo o report.
Empresas que se adaptarem a essas tendências estarão em uma posição privilegiada para fortalecer a lealdade dos clientes, ganhar vantagem competitiva e impulsionar um crescimento sustentável no mercado brasileiro, que se expande rapidamente. O estudo aponta que, nos próximos 2 a 4 anos, a consolidação, a inovação tecnológica e o alinhamento regulatório serão fatores decisivos, favorecendo os programas de fidelidade mais estabilizados, que contarão com redes amplas e recursos analíticos avançados para redefinir a competição.
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Entre os recursos mais desejados pelos consumidores brasileiros em programas de fidelidade para 2025, as recompensas integradas em carteiras digitais e dispositivos móveis lideram as preferências, com 49% de adesão, segundo estudo da Comarch. “Nos últimos anos, as carteiras digitais se proliferaram muito rapidamente, porém poucas conseguiram atingir níveis satisfatórios de usuários ativos mensais e aqueles com transações financeiras. As principais tendências envolvem o uso criativo de APIs para integrar soluções e de IA para otimizar e automatizar toda a cadeia”, afirma Fabio Santoro, membro do conselho consultivo da Dotz e vice-presidente da ABEMF.
Ele destaca que a fidelização é essencial para direcionar o comportamento de ativação e aumentar o valor por meio da conversão de pontos em crédito na carteira digital, utilizando cashback e oferecendo serviços financeiros. Mas surge a pergunta: vale a pena desenvolver uma carteira digital própria integrada a um programa de fidelidade? Fabio Santoro responde a essa questão em nosso eBook de tendências para 2025, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui. E se quiser saber mais sobre essas e outras tendências, no dia 26 de fevereiro, Fabio Santoro se juntará a Vinicius Ricarte (Vertem e Premmiar), Renato Carbone (Valuenet) e Marcelo Custodio (Valuenet e professor PhD), em nosso painel “Tendências de Fidelização & Engajamento 2025”. O evento será online, gratuito, e as inscrições já estão abertas. Clique no link abaixo para se inscrever!
O “2025 Optimove Insights Consumer Marketing Fatigue Report”, realizado entre novembro e dezembro de 2024, nos Estados Unidos, analisou como os consumidores respondem a estratégias de marketing, com foco em comportamento, lealdade e a fadiga causada pelo excesso de mensagens. Apesar de ser um estudo internacional, seus insights trazem reflexões relevantes para o mercado brasileiro, especialmente no que diz respeito ao desafio da sobrecarga de comunicações. Segundo o relatório, 70% dos consumidores cancelaram a inscrição de pelo menos três marcas nos últimos três meses por conta do volume excessivo de mensagens. Em contrapartida, a personalização se destaca como um fator essencial para engajar o público: 81% dos consumidores são mais propensos a abrir e-mails adaptados aos seus interesses, e 75% consideram a personalização indispensável, um salto significativo em relação aos 54% do ano anterior.
Outro dado que chama atenção é o equilíbrio entre lealdade e experimentação. 76% dos consumidores afirmaram interagir regularmente com suas marcas favoritas, seja comprando, participando de promoções ou se engajando em canais digitais. Contudo, a busca por novidade permanece alta: 47% experimentam novas marcas semanalmente, impulsionados por preços competitivos, recomendações de terceiros ou simplesmente pela curiosidade de testar algo diferente. Esses números reforçam a necessidade de estratégias que combinem personalização com inovação para conquistar e reter os consumidores em um cenário cada vez mais competitivo.
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A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) notificou a RaiaDrogasil, o programa de fidelidade Stix e a Febrafar sobre o uso de dados pessoais sensíveis de consumidores. A RaiaDrogasil é alvo de um Processo Administrativo Sancionador por suspeita de formar perfis comportamentais para publicidade direcionada, o que pode violar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Medidas preventivas obrigam a empresa a oferecer alternativas à biometria, facilitar o acesso a informações sobre armazenamento de dados e esclarecer práticas relacionadas ao compartilhamento de informações.
A Febrafar foi instruída a revisar sua base legal para o tratamento de dados e garantir que associadas facilitem o exercício de direitos dos titulares. Já o processo contra a Stix foi arquivado, mas pode ser reaberto se surgirem novos fatos. A ANPD reforçou que as medidas preventivas visam corrigir problemas e não configuram sanções, mas o descumprimento pode levar a penalidades. Em resposta, a RaiaDrogasil declarou que está em conformidade com a LGPD e disposta a cooperar.
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