Radar

[Jornal da USP] Como ficam os hábitos de consumo no Brasil e no mundo

A partir do tipo de desenvolvimento econômico que promovemos no mundo hoje, com exploração intensiva do meio ambiente e grande descarte de resíduos, este texto traz observações sobre o impacto da pandemia em aspectos que podem ter vindo para ficar, alguns deles positivos, como a preferência pelo consumo local e mais consciente (go slow, go local) – o que diminui longas cadeias de suprimento.

Houve aumento no consumo dos lares no início do isolamento, estabilizando-se a seguir; uma corrida às compras online; a queda vertiginosa nos voos, sem data para retornar. Compra e aluguel de automóveis, contudo, devem aumentar pela insegurança com transporte público; e empresas de cosméticos voltam-se para produtos sanitizadores. O artigo traz outros pontos importantes, mostrando como esses padrões de consumo fortemente alterados devem ser levados em conta pelas empresas em seu relacionamento com o cliente.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Conteúdos recentes

Quando o conteúdo é a recompensa: como marcas usam valor não transacional para fidelizar

Descubra como as marcas têm adotado o conteúdo, seja educativo, personalizado, de entretenimento ou com…

% dias atrás

[Radar TSI #238] Quanto vale um cliente engajado, supermercados estão usando gamificação, o que esperam os consumidores do futuro e +

O Radar TSI #237 aborda o efeito bumerangue nos programas de fidelidade, a decisão da…

% dias atrás

Carteiras digitais: um novo pilar estratégico para programas de fidelidade

Descubra como as carteiras digitais podem ser um novo pilar estratégico para programas de fidelidade…

% dias atrás

[Radar TSI #237] Efeito bumerangue nos programas, Sony descontinua o PlayStation Stars, fidelidade na América Latina e +

O Radar TSI #237 aborda o efeito bumerangue nos programas de fidelidade, a decisão da…

% dias atrás

A nova moeda da lealdade: confiança, dados e segurança em programas de fidelidade

Descubra como o Gotas está revolucionando a fidelidade nos clubes de futebol com SocialFi e…

% dias atrás

[Radar TSI #236] Mercado brasileiro bate recorde, viajantes dos EUA e os programas, IA generativa e +

O Radar TSI #236 aborda como o mercado de fidelidade brasileiro bate recordes em 2024,…

% dias atrás