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[Radar TSI #188] Valores éticos como fatores de fidelização, como incentivar captura de dados e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #188, apresentamos conteúdos sobre como o propósito e os valores éticos vêm crescendo como fatores de fidelização, de que forma incentivar a captação de dados via programas de fidelidade, o lucro da Livelo e mais.


[MARIGOLD]
Propósito e valores éticos ganham espaço como fatores de fidelização

O 2024 State of Loyalty Report, da Marigold, traz ótimos dados globais sobre fidelização. Por exemplo, para manutenção de sua fidelidade de marca, 74% citaram ofertas e promoções como importantes ou muito importantes; e 55% consideraram o propósito da marca como importante ou muito importante. Outros 27% destacaram os valores éticos da marca como mais importantes que preço para a decisão de compra. Isso mostra um certo equilíbrio entre fatores racionais e emocionais e o crescimento do peso do compartilhamento de valores.

O relatório aponta também que, inquiridos sobre o que querem de um programa de fidelidade, 55% disseram pontos/sistema de recompensas; 54%, descontos exclusivos em produtos ou serviços; e 32%, acesso exclusivo a produtos, serviços e eventos. Ainda, 88% dos respondentes afirmaram que suas marcas prediletas os recompensavam por sua lealdade. O que explica, em parte, outro dado: 63% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas às quais são fiéis (eram 59% em 2023). As informações vêm do documento 2024 Global Consumer Trends Index, publicado no início deste ano.

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[EXAME]
Livelo bate R$ 1 bilhão em lucro líquido em 2023

Ampliando a presença da marca na rotina dos consumidores, a Livelo ultrapassou R$ 1 bilhão de lucro líquido em 2023, um crescimento de 25,6% em relação ao ano anterior. De acordo com a empresa, o resultado é fruto do lançamento de novas soluções, do aumento no número de parcerias e do foco na experiência do cliente, como o aumento nas formas de acúmulo de pontos e ações promocionais com grandes players (Grupo Casas Bahia, Amazon Brasil e Magazine Luiza).

Uma mostra disso é que, apesar de 37 novas parcerias com instituições financeiras, dos mais de 179 bilhões de pontos gerados em 2023, 56% vieram de fontes adicionais aos programas de cartões dos bancos sócios (uma possibilidade nova foi o acúmulo via nota fiscal). A empresa também ampliou a utilização dos pontos na Decolar, em lojas físicas da CVC e de marcas parceiras da Stix. O faturamento total da Livelo em 2023 foi de R$ 5,4 bilhões, alta de 23% em relação a 2022.

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[ANTAVO]
Construir confiança e incentivar compartilhamento de dados via ações de fidelização

Este artigo mostra como os programas de fidelidade têm um papel fundamental na captação de dados primários dos consumidores, sendo compreendidos por eles como um meio seguro, que gera personalização e recompensas, enquanto possibilitam mais assertividade em campanhas e atendimento por parte das marcas. O texto aborda também como é importante ser transparente sobre a utilização desses dados e a privacidade dos clientes (64% sentem que seus dados estão menos seguros do que há alguns anos).

Três dicas para obtenção de dados via programas de fidelidade:
1) Capture dados de forma criativa: utilize pesquisas e preenchimento de perfis, mas sem excessos;
2) Seja transparente: explique porque a empresa precisa dos dados e como isso irá beneficiar o cliente;
3) Prove o que prometeu: entregue valor com o que coletou (60% das gerações Z e Millennials estão dispostos a compartilhar informações pessoais em troca de uma experiência de compras mais personalizada).

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[MERCADO & CONSUMO]
Reputação de marca como fator de compra e referência, para fidelização

De acordo com um levantamento da plataforma de avaliação de produtos Guia dos Melhores, 77% dos consumidores consideram a reputação de uma marca antes da compra. Para 31% dos entrevistados, ter uma boa reputação nas mídias sociais é prioritário; e ainda: 27% consideram os comentários positivos em plataformas de avaliação; e, para 19%, ser referência entre conhecidos é determinante para conquistar sua fidelidade.

O peso econômico também foi importante: 49% dos respondentes indicaram preços justos ou benefícios significativos como fatores-chaves para se tornar um consumidor assíduo, inclusive podendo engajar outros usuários. E um bom atendimento pós-venda também aparece como item de fidelização: para 33% dos entrevistados, estabelecer canais diretos para a resolução de problemas é o aspecto mais importante ao reconsiderar a compra de marcas que proporcionaram experiências negativas.

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