[Podcast #3] Destaques do 4º Fórum de fidelização da ABEMF, parte 2

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Tempo de leitura: 2 minutos

A terceira edição de nosso podcast Engajadores finaliza a cobertura especial, em dois episódios, com entrevistas exclusivas produzidas durante o 4º Fórum Brasileiro de Fidelização, ocorrido em setembro, em São Paulo, e promovido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Segmento que vem crescendo a dois dígitos por ano, o mercado de fidelização teve faturamento de R$ 3,7 bilhões no primeiro semestre de 2019, um crescimento de 12,7% em comparação a igual período de 2018.

OUÇA ABAIXO O PODCAST NA ÍNTEGRA

Ficha técnica:

Apresentação e comentários:
Daniel Freire – Podologia Podcasts
Tatyane Macedo – Tudo Sobre Incentivos

Entrevistados:
Antonio Serrano – fundador e CEO da Juntos Somos +

Renato Opice Blum – advogado e sócio-fundador do Escritório Opice Blum

Produção:
Douglas Portari – Tudo Sobre Incentivos

Edição e finalização:
Marcelo Látaro – Podologia Podcasts

Confira abaixo alguns dos melhores momentos
desta edição do Podcast Engajadores

C-levels de empresas nacionais e estrangeiras palestraram para 400 representantes de grandes companhias, com apresentações e painéis sobre o panorama da fidelização no país e no mundo, legislação, novos mercados e as tendências para o futuro. Nesta segunda e última parte do programa, os entrevistados são Antonio Serrano, fundador e CEO da Juntos Somos +, uma joint venture formada pela Votorantim Cimentos, Grupo Tigre e Gerdau Brasil; e o advogado e economista Renato Opice Blum, coordenador do curso de Direito Digital do Insper e sócio-fundador do Escritório Opice Blum.

Impactos da LGPD

A entrada em vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em agosto de 2020, e seus impactos para o setor foram tema da fala de Renato Opice Blum. O advogado explicou o cerne da nova legislação: trazer mais segurança na coleta, processamento, tratamento e armazenamento de dados. Falou também da criação das figuras dos agentes de tratamento, do encarregado de dados e das bases legais para tratamento e, ainda, das penalidades, que podem chegar a até 2% do faturamento. “Temos uma série de novos direitos, deveres e obrigações. Para os titulares, direitos; para as empresas, mais obrigações.”

Blum enxerga ainda novas oportunidades para todos: as câmaras de dados. “Existe espaço hoje para tratar e comercializar dados qualificados. Os usuários, nós titulares, serão remunerados por terem dados verificados. Companhias irão pagar aos titulares para ter acesso a esses dados e, dentro dessas câmaras, comercializá-los com empresas – ‘olha, tenho o dado X, valioso, certificado, é um perfil de consumidor do seu nicho.”

Engajamento em B2B

Serrano fecha esta edição explicando o Juntos Somos +, o maior programa de fidelidade do varejo de construção do país e a maior plataforma de marketplace B2B do setor. “Quando lançamos um piloto, em 2014, o objetivo era atender a quatro pontos: Melhorar o índice de fidelidade do público varejista; criar uma plataforma eficiente para gerar recompensas para os consumidores; profissionalizar um setor que precisava de maior desenvolvimento; e inteligência de informação – agora, quando lançamos um produto novo, conseguimos treinar milhares de vendedores em uma semana.”

De um universo de mais de 134 mil lojas no setor, o Juntos Somos + está em 55 mil estabelecimentos, além de contar com 60 mil vendedores e outros 150 mil profissionais de obras (pedreiros, pintores, encanadores) participantes. Hoje, o programa conta com 20 empresas participantes, tendo movimentado R$ 5 bilhões em 2018, e com objetivo de transformar as lojas de pontos de venda de produtos em fornecedores de serviços e soluções.

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