[Podcast Engajadores #5] Como melhorar o engajamento de colaboradores
Tempo de leitura: 2 minutos

Montar uma equipe habilidosa e competente requer tempo e dinheiro – e esse investimento não pode ser negligenciado, seja por rendimento aquém do esperado, seja por evasão de talentos. Não importa se falamos de funcionários ou colaboradores, estejam em um escritório ou trabalhando remotamente, é preciso manter o time estimulado e, apesar de procedimentos variarem de acordo com a cultura das empresas, há práticas e estratégias que servem para todos os segmentos de negócios. Por isso o engajamento de colaboradores (o B2E, business to employee) ser o tema do quinto episódio de nosso podcast Engajadores.

OUÇA ABAIXO O PODCAST NA ÍNTEGRA

Ficha técnica:

Apresentação e comentários:
Daniel Freire – Podologia Podcasts
Tatyane Macedo – Tudo Sobre Incentivos

Entrevistados:
Eduardo Freire – CEO da Framework, é consultor, professor e pesquisador na área de Gestão de Projetos
Tiago Krommendijk – Sociólogo, é diretor de operações da multinacional holandesa TOPdesk

Produção:
Douglas Portari – Tudo Sobre Incentivos

Edição e finalização:
Marcelo Látaro – Podologia Podcasts

Confira abaixo alguns dos melhores momentos
desta edição do Podcast Engajadores

Os desafios e as boas práticas para engajamento de colaboradores foram debatidos com Eduardo Freire, consultor, professor e pesquisador na área de Gestão de Projetos, atuando como “project thinker” (administrador, com pós em Projetos de Investimento Público, Fiocruz, MBA em Gestão de Projetos, FGV, e mestrado em Computação pelo CIN/UFPE); e Tiago Krommendijk, diretor de operações da multinacional holandesa TOPdesk, empresa especializada em softwares de gestão (formado em Desenvolvimento Rural, com especialização em Sociologia pela Wageningen University & Research, da Holanda).

Quem não pode, quem não quer

Empatia e relacionamento foram duas palavras bastante utilizadas, conceitos casados à autonomia, à liberdade para influir nos rumos de projetos e, consequentemente, da empresa. “As pessoas tomam decisões importantes em suas vidas todos os dias. Achar que elas não são capazes de fazer o mesmo na empresa, só criar proibições, é um erro. As pessoas querem estar engajadas, ninguém quer ir para um trabalho que odeia”, apontou Krommendijk.

Remuneração, por exemplo, foi outro fator discutido. “É importante, temos de pagar boletos, mas não é decisivo. Satisfeitos os fatores higiênicos, como já dizia a teoria geral da Administração, as pessoas querem a oportunidade de fazer, de criar. Então, é preciso saber separar quem não pode de quem não quer. A educação está aí pra isso, para engajar”, explicou Freire.

Dicas

 – Gestão da Singularidade, de Eduardo Carmello

 – Projeto Aristóteles, da Google

 – Biografia de Elon Musk, de Ashlee Vance

 – O Poder da Empatia, por Kalaf Epalanga (Philos.TV)

 – 3 TED Talks sobre motivação e engajamento que você precisa assistir

 – Virando a Própria Mesa, de Ricardo Semler

 – O poder da empatia, bem além de somente colocar-se no lugar do outro!, por Eduardo Freire

Compartilhe!

Tudo Sobre Incentivos