O Loyalty Canvas é uma ferramenta usada pela Valuenet Incentive Solutions para planejar programas de incentivo. O objetivo dela é desenhar, em conjunto com as empresas, uma solução completa de relacionamento. O método permite identificar os públicos para os quais o programa será direcionado. Além disso, identifica os comportamentos desejados dos participantes, as recompensas e premiações oferecidas. Todas definições importantes para a iniciativa.
Para mostrar a efetividade no uso do Loyalty Canvas, veja o caso da Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação. Danilo Flore Maciel, analista de Marketing da empresa, encontrou o informações e o guia para preenchimento do Canvas aqui no blog, no Kit de Ferramentas Loyalty Canvas. Inicialmente testou o método sozinho. Planejou um programa de incentivo em fase de implementação, voltado para eletricistas que usam os produtos Schneider Electric.
“Já conhecia o método Business Model Canvas. Como já tenho acesso a um programa de relacionamento, comecei a pesquisar algo específico para programas de fidelidade. Tinha a necessidade de tomar mais conhecimento a respeito do tema e da metodologia”, detalhou Danilo. Disse ainda ter pesquisado exemplos na internet até encontrar o modelo apresentado pela Valuenet.
“Com esse material, fui desenvolvendo meu próprio Loyalty Canvas. Desenvolvi com as informações que eu tinha da Schneider Electric e da demanda que estamos implantando. Porém, por mais que eu tenha compreendido, ainda possuía algumas dúvidas a respeito da metodologia”, explicou.
Ele percebeu que apesar da proposta visual e intuitiva da ferramenta, ainda precisava de alguns esclarecimentos sobre o método. Foi quando decidiu entrar em contato com a Valuenet para planejar programas de incentivo em conjunto.
“Agendei um workshop com um consultor e em poucos dias fui atendido. Apresentamos a nossa necessidade e foi um bate-papo objetivo, sobre o que eles poderiam nos proporcionar. Quando aplicamos o Loyalty Canvas com o auxílio do especialista da Valuenet, envolvemos também mais pessoas da Schneider, de vários departamentos. Em um primeiro momento surgiram muitas informações. Mas, com a ajuda do especialista, conseguimos evoluir. Com isso, conseguimos avançar nas ideias para desenhar o programa de relacionamento ideal para nossas necessidades”, contou.
Para Danilo, o envolvimento de vários departamentos da Schneider foi importante. Os colaboradores se sentiram estimulados a contribuir com ideias para engajar os públicos identificados no uso do método, principalmente os eletricistas, principais atendidos pelo programa de incentivo da empresa.
“O Loyalty Canvas permitiu que a gente visualizasse um panorama amplo, de forma que conseguimos entender bem para onde nós queríamos avançar. O método possibilitou o acesso a um formato de programa possível de em vários segmentos. E com o desenvolvimento do trabalho, alinhado às nossas necessidades neste momento, conseguimos nos direcionar naquilo que queremos desenvolver na empresa, junto com os públicos identificados”, enfatizou.
A princípio, o programa de incentivos da Schneider Electric será destinado a stakeholders da área de elétrica da construção civil, envolvendo toda a cadeia dos canais de distribuição da empresa: distribuidores, revendas e o principal influenciador, o eletricista, que atua diretamente com o consumidor final.
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