Radar

[Radar #117] 4 passos para avaliar a performance de um programa de fidelidade

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar #117, vamos falar sobre os 4 passos para avaliar a performance financeira de um programa de fidelidade.


[LOYALTY 360]
Quatro passos para avaliar a performance financeira de um programa de fidelidade

Embora cada programa de fidelidade possua um objetivo e muitos tenham resultados positivos não facilmente mensuráveis, como melhora no relacionamento com o cliente, ao final, a ideia é que ele contribua para retenção deste e sua recorrência de compras.

Este artigo indica, então, quatro passos gerais para medir a performance de um programa. São eles:

  1. Calcular a receita incremental – Em um período determinado, compare gastos de consumidores fora do programa ou o histórico do cliente anterior ao programa, além de valores médios do mercado;
  2. Calcular a margem incremental variável direta – A partir dos dados obtidos pela receita incremental;
  3. Calcular os custos do programa – Separe despesas dos benefícios daquelas do custeio do programa (tecnologia, fornecedores, amortização de implantação, marketing etc.);
  4. Conferir o impacto financeiro – Calcule utilizando a fórmula: Receita Incremental (1) x Margem (2) = Margem Incremental Estimada – Custos (3) = Contribuição Estimada do Programa.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 

Conteúdos recentes

Tiers em programas de fidelidade: equilíbrio entre engajamento e complexidade

Descubra como os tiers em programas de fidelidade precisam de equilíbrio entre engajamento e complexidade

% dias atrás

[Radar TSI #249] Comunidades em alta, parceria Uber e Livelo, execução que afasta o cliente e +

O Radar TSI #249 aborda a força das comunidades em programas de fidelidade, uma nova…

% dias atrás

IA com propósito: como alinhar dados e estratégia para gerar valor real em programas de fidelidade

Descubra como como alinhar dados e estratégia para gerar valor real em programas de fidelidade…

% dias atrás

[Radar TSI #248] Brasil acelera na fidelização, Airbnb volta a olhar para o loyalty, shoppings apostam em fidelização e +

O Radar TSI #248 aborda o crescimento expressivo dos programas nacionais, a nova sinalização do…

% dias atrás

Programas de fidelidade na hotelaria: entre experiência, relevância e diferenciação

Descubra como os programas de fidelidade na hotelaria estão entre experiência, relevância e diferenciação

% dias atrás

[Radar TSI #247] Preço e variedade que fidelizam, lealdade no fast casual, profissionais que lideram e +

O Radar TSI #247 aborda como preço competitivo e variedade seguem como fatores decisivos para…

% dias atrás