RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #195, apresentamos artigos e pesquisas sobre o mercado de assinaturas no País, nove tendências globais de consumo, CX para fidelização e mais.
Uma pesquisa da empresa especializada em monetização de canais digitais, Bango, apresenta dados do mercado de assinaturas no Brasil. Segundo o estudo A Guerra das Assinaturas: O Superbundling Desperta, os brasileiros gastam em média R$ 1.416 por ano em assinaturas digitais, com um ticket mensal de cerca de R$ 118, e uma média de de 3,8 assinaturas por pessoa (contudo, 32% dos consumidores pagam por uma assinatura que não utilizam).
Os serviços de streaming de vídeo dominam o mercado, representando 86% das assinaturas. O levantamento aponta ainda que 73% dos brasileiros desejam uma plataforma para gerenciar todas as suas assinaturas em um só lugar (o super bundling) e 69% gostariam de pagar por múltiplas assinaturas por meio de uma fatura mensal. A pesquisa da Bango contou com a participação de 6.400 consumidores em toda a América Latina.
A partir de uma pesquisa de grande escopo com 15 mil consumidores em 18 mercados (que juntos perfazem 90% do PIB global e que inclui o Brasil), a McKinsey & Company apresenta mudanças importantes no comportamento de consumo das pessoas e traz nove tendências que devem marcar o futuro:
1) Jovens otimistas em mercados emergentes: Em 2030, 75% dos consumidores terão entre 15 e 34 anos;
2) Aposentados e abastados: 42% dos maiores de 65 anos esperam gastar mais em entretenimento nos emergentes;
3) Orçamento curto, mas esbanjando: Na Europa e EUA, os consumidores de renda média pretendem gastar mais;
4) Menos lealdade: Após a pandemia, as pessoas seguem experimentando novidades (40% trocaram de varejistas);
5) Sustentabilidade: Continua importante, mas jovens não estão dispostos a pagar mais por produtos ecofriendly;
6) Bem-estar: este mercado vale mais de US$ 1,8 trilhão em todo o mundo e cresce principalmente nos países emergentes;
7) Bem-estar para mulheres: 48% delas em mercados emergentes pretendem gastar em cosméticos e saúde;
8) Novos hot spots urbanos: Pessoas estão optando viver em cidades médias e pequenas (50 mil a 500 mil habitantes);
9) Social commerce decola: Em 2027, venda nas redes sociais deve atingir US$ 145 bilhões nos EUA; o Brasil também promete.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Pensando em amplificar a experiência positiva do consumidor, 90% das empresas na Espanha têm implementado iniciativas para coletar e gerir a opinião do cliente. O objetivo é atuar sobre os dados e eliminar fricções em todas as etapas e pontos de contato, proporcionando fidelidade, promoção da marca pelo consumidor e menor custo de aquisição de clientes.
Ainda de acordo com o artigo, as empresas com excelente experiência do cliente têm 66% mais probabilidade de retê-los, e 86% dos consumidores consideram a experiência tão importante quanto o produto ou serviço na hora de tomar uma decisão de compra. Além disso, 62% dos clientes estariam dispostos a pagar mais por uma experiência de qualidade.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM ESPANHOL)
Este artigo aborda dez estratégias do setor da agroindústria alimentar, como a de produção cervejeira, para atrair e engajar o consumidor final, gerando satisfação e fidelidade, mas as dicas servem também para outros ramos de atividades:
1) Crie uma unique selling proposition, ofereça diferenciais;
2) Tenha presença digital e se engaje com o público;
3) Gerencie avaliações e reputação online;
4) Dê incentivos por desempenho aos seus colaboradores;
5) Use análise de dados e colete feedback dos clientes;
6) Demonstre compromisso, envolva-se em causas sociais;
7) Divulgue prêmios e reconhecimento de seus produtos;
8) Promova inovação na agroindústria;
9) Maximize mídia impressa e marketing offline;
10) Mantenha sempre a qualidade dos produtos e serviços.
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