Artigos

LGPD entra em vigor em 2020; multas ficam para agosto de 2021

O Senado aprovou na quarta-feira, 26 de agosto, a entrada em vigor da Lei 13.709, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), derrubando a proposta de adiamento para dezembro, que havia sido votada pela Câmara com a MP 959/2020. As multas previstas na legislação, porém, continuam a valer apenas a partir de agosto de 2021. Em, no máximo, 15 dias a lei estará valendo. Há discussões, contudo, sobre a sanção presidencial, mas especialistas afirmam que não houve alteração do texto original da MP, eliminando essa necessidade.

Seja qual for a decisão, as companhias precisam adequar suas estruturas e processos. O tema é vital para o mercado, pois trata-se de relacionamento com clientes, de construção de confiança, na qual transparência é a base. As empresas têm de se obrigar a coletar apenas os dados estritamente necessários ao serviço ou produto que oferecem e explicitar os motivos de seu uso. Quanto mais um consumidor confiar em uma marca, mais ele estará disposto a compartilhar dados em troca de um serviço relevante e personalizado.

Conteúdos exclusivos TSI

O Tudo Sobre Incentivos abordou o tema no ano passado com um artigo especial voltado para o mercado de loyalty, conversando com a especialista Georgia Natacci, advogada e mestre em Direito Processual Civil e membro do comitê jurídico da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), além de Julio Quaglia, CEO da Valuenet. Também produzimos uma entrevista exclusiva em nosso podcast Engajadores, durante o 4º Fórum de fidelização da ABEMF, com o advogado e economista Renato Opice Blum, coordenador do curso de Direito Digital do Insper e sócio-fundador do Escritório Opice Blum.

Confira nos quadros abaixo os principais termos sobre a LGPD e os 10 requisitos para tratamento de dados pessoais:

Conteúdos recentes

[Radar TSI #213] Black Hat e White Hat na gamificação, fidelidade para criadores de conteúdo, liderança centrada no cliente e +

O Radar TSI #213 trouxe estudos sobre Black Hat e White Hat na gamificação, programa…

% dias atrás

E-mail marketing que encanta: estratégias para engajar e fidelizar clientes na Black Friday

Descubra como um e-mail marketing que encanta pode ajudar nas estratégias para engajar e fidelizar…

% dias atrás

[Radar TSI #212] Líderes que não valorizam fidelidade do cliente, público 50+ e as farmácias, porque os programas falham e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

Do funcionário ao cliente: a jornada de loyalty e o impacto nos negócios

Descubra como a experiência do funcionário (EX) impactam a produtividade, o engajamento e os resultados…

% dias atrás

[Radar TSI #211] 10 cases de sucesso do varejo, preocupação com a segurança, Expedia e Microsoft juntas e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

Guia para uma Black Friday de sucesso: estratégias de fidelização e engajamento

Nos últimos anos, a Black Friday se firmou como um dos principais eventos de consumo…

% dias atrás