Quando uma empresa pensa na gestão de relacionamento por meio de um programa de relacionamento com ferramentas inovadoras, já imagina um alto investimento para manter tal estrutura. Em geral, pensa-se assim. Muitos ainda estão habituados a despender grandes recursos e ter pouco retorno. Este é um cenário comum em campanhas tradicionais.
No entanto, é preciso desmistificar a ideia de que a gestão de relacionamento é cara. Com as ferramentas corretas, cada campanha de incentivo amparada por um programa atinge resultados expressivos. Com esses resultados, os ganhos que vão além do faturamento.
Atualmente, o mercado ainda prioriza as campanhas pontuais para objetivos específicos, como o aumento de vendas. Metas momentâneas geram resultados também momentâneos. E quando a empresa percebe, voltou a repetir a mesma ação com o mesmo objetivo.
Primeiramente, pretendemos mudar a visão tradicional do mercado para oferecer uma gestão de relacionamento que aplique tecnologia aos conceitos de marketing de incentivo. Em momentos de retração econômica – ou até mesmo com receitas favoráveis – não é um bom negócio pensar em criar uma estrutura interna, com desenvolvimento de software, investimento em serviços, etc. As empresas buscam, cada vez mais, facilidade na implantação de serviços.
O Fielo, solução tecnológica da Valuenet Incentive Solutions, é uma das respostas para a gestão de relacionamento com menos custos e ganhos efetivos. Todo na nuvem, desenhado e estruturado em uma plataforma robusta, o sistema reúne em um mesmo espaço todos os itens necessários para as ações de incentivo.
Unindo sistema e equipe de especialistas para interpretar dados e, a partir deles, criar as estratégias, é possível:
E por que isso é tão relevante na gestão de relacionamento? A partir do mapeamento dos participantes e do estudo de seus perfis, momento profissional, histórico com a empresa, questões pessoais e familiares, entre outros fatores, pode-se estabelecer incentivos e premiações adequadas. Além disso, a própria comunicação com os participantes se torna mais efetiva, pois as suas campanhas vão falar a língua dele. A partir de pesquisas com amostragem desse público, definem-se a roupagem do programa, a linguagem e o conteúdo.
Mas, o que isso tem a ver com um programa de gestão de relacionamento? A frequência é um dos fatores que levam ao engajamento, assim como a relevância do conteúdo compartilhado. Ao contar com uma ferramenta, você consegue reunir dados que facilitam o envio de mensagens personalizadas, de acordo com o momento do participante.
Também é possível ter acesso ao histórico das campanhas, seus resultados e perfis dos públicos para desenvolver novas ações. Uma ação se conecta à outra e o programa é realimentado com informações que podem ser analisadas em tempo real. Se a empresa já alcançou a meta de vendas e agora quer capacitar seu time comercial, terá no sistema todo o padrão de layout, de linguagem e – o mais importante – saberá o que funcionou ou não com esse grupo. Sem dúvida, a inteligência de dados reduz custos, pois não é baseada em apostas, mas sim no feedback do público-alvo.
Mensurar vai além de saber quantos participantes entraram no programa, quantos saíram ou estão inativos. O que o programa de gestão de relacionamento propõe é responder também outras perguntas. O quanto se alcançou (dentro dos objetivos traçados), quanto de valor foi agregado à empresa e o que os membros esperam desse relacionamento. Mais do que números, precisamos medir a aceitação do público-alvo e sua percepção sobre a marca.
Não esperar uma campanha chegar ao fim para medir seu resultado (que pode ser um fracasso e, por consequência, um desperdício de tempo e dinheiro). Aí está um ponto fundamental que reflete diretamente na economia de recursos. Deu errado? Analise os dados, mude a direção e inclua outros grupos na ação.Os benefícios da união dos conceitos de marketing de incentivo com a tecnologia permite tudo isso.
Você pode ler mais sobre o assunto no nosso post sobre Loyalty.
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