Fidelizar o consumidor empoderado é uma questão de sobrevivência. Nunca o cliente teve tanta força, não apenas com liberdade de escolha, mas com direitos, informação e influência sobre as marcas. A partir de seus dados e, da disputa por sua atenção, o consumidor ganhou poder de barganha em produtos e serviços. Hoje, o cliente pode até influenciar as decisões das empresas, não só sobre negócios, mas sobre valores.
O custo de aquisição de novos clientes é de cinco a sete vezes maior que o de retenção (há setores que podem ultrapassar as dezenas de vezes, segundo a Harvard Business Review). Por outro lado, um consumidor fidelizado confia na marca e está predisposto a tentar outros produtos e serviços. Muitas vezes, inclusive, ele está disposto a pagar mais quando a experiência gerada (o item emocional) é boa.
De acordo com uma pesquisa da PwC, Experience Is Everything: Here’s How to Get It Right, com 15 mil pessoas de 12 países (Brasil incluído), 43% dos consumidores pagariam mais por uma ótima conveniência e outros 42% pagariam mais por uma experiência acolhedora, amigável. Por isso é preciso fidelizar o consumidor empoderado com experiência, relacionamento sem fricções, personalização e senso de comunidade e valores.
Baixe nosso material gratuitamente no banner abaixo e confira as dicas para ganhar esse consumidor.
O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…
Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…
O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…
Como rituais de fim de ano fortalecem vínculos e transformam reconhecimento em lealdade, com exemplos…
O Radar TSI #264 explora discussões sobre como o Pix pode ser aliado do loyalty…
Mais de 90% dos brasileiros pagariam por benefícios extras em programas de fidelidade. Entenda o…