Já faz algum tempo que farmácias e drogarias oferecem muito mais do que medicamentos para o seus clientes. Com novos nichos de mercado de braços abertos para essas empresas, mudou também o perfil do consumidor. Ele não visita mais às lojas (ou os sites) apenas munido de receitas médicas. Mas também em busca de produtos de beleza, higiene, perfumaria e até de produtos da marca própria da farmácia. Diante deste novo cenário, fizemos uma pesquisa para entender quais são ações de relacionamento mais comuns no mercado. Com isso, separamos 5 dicas para estratégias de fidelização em farmácias.
A primeira coisa que notamos quando analisamos as ações de fidelização em farmácias e drogarias é que, ao contrário do que acontece em outros segmentos, as estratégias estruturadas no formato de um programa de fidelidade ainda não são tão fáceis de encontrar. Dito isso, é preciso reconhecer que existem diversas iniciativas de relacionamento com clientes, ainda que essas ações não estejam sob o guarda-chuva de um programa que permita gerenciar a estratégia como um todo e de forma contínua.
Selecionamos 8 grandes redes de farmácias de várias cidades do Brasil. Com elas, fizemos um comparativo dos principais benefícios e ações de relacionamento oferecidos para os clientes de cada uma delas. Entenda na tabela abaixo.
Durante a pesquisa com as empresas citadas na tabela acima, notamos que algumas ações de fidelização em farmácias se destacaram pela criatividade e potencial de engajamento de clientes. Confira na imagem abaixo:
Após analisar as ações de relacionamento oferecidas por algumas das principais redes de farmácias e drogarias do País, separamos algumas dicas que podem ser úteis para o planejamento de estratégias de fidelização de clientes neste segmento. Apresentamos conceitos, tendências, exemplos de sucesso e buscamos inspiração em programas de fidelidade para clientes de farmácias dos Estados Unidos, um mercado bem mais experiente e, por isso, já em outro patamar no que diz respeito à Marketing de Relacionamento.
Para acessar o material, é só clicar aqui É gratuito!
A gamificação deixou de ser um “extra divertido” nos programas de fidelidade e passou a…
O Radar TSI #262 explora como a lealdade compartilhada ganha força com o novo recurso…
Na entrevista exclusiva com o TSI, Beatriz Ramos, CEO Latam da L-founders, revela como campanhas…
O Radar TSI #261 explora como a conexão com a cultura é o que mais…
Quando o cliente sente que está prestes a conquistar algo, o vínculo com a marca…
O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…