Radar

[Radar TSI #173] CRM estratégico no varejo, luxo e ESG em aeroporto de SP, 5 formas de Loyalty e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #173, apresentamos artigos sobre o uso estratégico do CRM no varejo, luxo e ESG em parceria em um aeroporto de SP, 5 formas de fidelidade e mais.


[THE FUTURE OF COMMERCE]
Levantamento aponta 5 formas diferentes de fidelidade dos consumidores

Com base em uma pesquisa com mais de 10 mil pessoas nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Reino Unido, o SAP Emarsys 2023 Customer Loyalty Index avalia o que os consumidores entendem por fidelidade e o que é necessário para as marcas a conquistarem. O levantamento aponta cinco formas diferentes de fidelidade à marca (e o artigo dá dicas sobre cada um dos casos, com números dos EUA, apontando prioridades para 2024):

Incentivada: 44% dos pesquisados permanecem leais apenas por conta de descontos, pontos ou incentivos regulares;
Herdada: 27% se mantém fiéis baseados na tradição de longa data da marca, ou por associações com outras marcas;
Silenciosa: 53% são leais a uma marca, mas não querem endossá-la ou promovê-la publicamente;
Ética: 32% são fiéis a uma marca por ela se alinhar aos seus valores individuais ou pela postura em questões sociais;
Verdadeira: 39% dos pesquisados não trocam suas marcas devido à confiança e conexão emocional.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[E-COMMERCE BRASIL]
Lojas Renner utilizam o CRM de forma estratégica

O uso do CRM (customer relationship management) como ferramenta estratégica e não mero repositório de dados do cliente tem um case interessante no varejo com a Renner (e seu ecossistema que inclui Camicado, Youcom, Ashua, em mais de 600 lojas). Segundo o artigo, a rede possui 18 milhões de clientes ativos, com 31% deles adeptos da omnicanalidade – consumidores que gastam três vezes mais ao longo do ano do que aqueles que utilizam apenas um canal.

Para a companhia, a proposta do CRM é encantar o cliente com cumplicidade, inspiração, relacionamento e engajamento emocional, seja qual for o ponto de contato. Isso é feito por meio de ações segmentadas e personalizações, inclusive via WhatsApp, de forma a garantir que a oferta certa chegue ao cliente certo no momento certo.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[HARVARD BUSINESS REVIEW]
A tendência da revenda no varejo e o papel dos programas de fidelidade

A tendência da revenda no varejo engloba muitos aspectos atuais e importantes, como a economia circular, fatores ESG e, claro, fidelização. Marcas como Apple, Nike, Rolex e Walmart têm investido nessa seara, baseados principalmente no que a Geração Z espera de um mundo mais sustentável, mas também de olho em um mercado estimado atualmente em US$ 175 bilhões apenas nos Estados Unidos, segundo a GlobalData.

Uma das diretrizes do artigo é integrar a revenda às iniciativas de Loyalty, inclusive como forma de aumentar o LTV dos clientes. Uma abordagem comum seria oferecer alguma moeda por itens devolvidos ou revendidos à marca. Como exemplo, o programa Like New da Lululemon (de roupas esportivas) dá aos consumidores que devolvem roupas créditos para novos produtos. Outra maneira é permitir que apenas membros dos programas tenham acesso à devolução ou trocas entre participantes, por exemplo (isso inclusive ajuda na questão da autenticidade dos produtos).

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[FORBES BRASIL]
Serviço de luxo com pegada ESG para os membros deste programa de fidelidade

Em dezembro começa a operar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um serviço que une o fator exclusividade à temática ESG. Trata-se de um transfer gratuito para os membros Black Signature do programa Latam Pass com carros totalmente elétricos da alemã Audi. Apesar de curto (o trajeto leva os clientes dos portões de embarque para as aeronaves), o serviço entra na categoria VIP, um dos muitos a que os membros dessa tier têm direito no programa de fidelidade.

Por parte da Latam, a parceria serve para destacar os diferenciais do participante top do programa e, para a Audi, como apresentação de suas versões elétricas ao público certo. “Desde 2020 nós comercializamos veículos 100% elétricos no Brasil e estamos muito orgulhosos de acompanhar desde o início a evolução desse mercado. Oferecer uma alternativa de mobilidade moderna e livre de emissões é um objetivo global da Audi e estamos empolgados em proporcionar a experiência com um veículo elétrico aos clientes fiéis da Latam”, explicou Daniel Rojas, CEO e presidente da Audi do Brasil.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 

Conteúdos recentes

[Radar TSI #256] Fidelidade na reforma tributária, estratégias que não saem do papel, Fórum da ABEMF chegando e +

O Radar TSI #256 destaca a inclusão dos programas de fidelidade na reforma tributária, o…

% dias atrás

Valor Percebido: como o equilíbrio entre preço, sortimento e experiência guia a fidelização no varejo

Saiba como o valor percebido — resultado do equilíbrio entre preço, sortimento e experiência —…

% dias atrás

[Radar TSI #255] Bancos de dados de fidelidade sob ataque, lição de fidelização na música, cultura organizacional e +

O Radar TSI #255 explora como bancos de dados ligados a programas de fidelidade estão…

% dias atrás

Exclusividade & Comunidade: como o caso Labubu revela o motor cultural da lealdade em tempos de hype, escassez e pertencimento

Saiba como o caso Labubu revela lições para programas de fidelidade: exclusividade, comunidade e emoção…

% dias atrás

[Radar TSI #254] Diferentes caminhos para a CX B2B, a miragem das redes sociais, inovação no Cinemark e +

O Radar TSI #254 explora os diferentes caminhos para o CX B2B, a miragem das…

% dias atrás

Mais do que mensalidade: como programas baseados em assinatura criam (ou perdem) lealdade

Descubra como programas de fidelidade baseados em assinatura vão além da mensalidade e podem criar…

% dias atrás