[Radar TSI #236] Mercado brasileiro bate recorde, viajantes dos EUA e os programas, IA generativa e +

/ /Engajador
Tempo de leitura: 3 minutos

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #236, reunimos artigos e estudos sobre como o mercado brasileiro bate recorde em 2024, o quanto viajantes dos EUA dependem dos programas, IA generativa no atendimento e muito mais.


Mercado brasileiro bate recorde

[VALOR ECONÔMICO]
Mercado brasileiro de fidelidade bate recordes em 2024

O setor de fidelização no Brasil alcançou um marco histórico em 2024, com faturamento de R$ 21,9 bilhões entre as empresas associadas à ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), um crescimento de 17,6% em relação a 2023. O volume de pontos e milhas emitidos também subiu, chegando a 920,6 bilhões (+16,5%), enquanto os resgates totalizaram 803,5 bilhões, refletindo uma alta ainda maior, de 18,3%. O número de cadastros ativos nos programas de fidelidade atingiu 332,2 milhões, avanço de 6,3% sobre o fim do ano anterior.

Segundo o presidente da ABEMF, Martin Holdschmidt, o bom desempenho do setor está relacionado tanto à expansão do consumo quanto ao aumento da interação dos consumidores com os programas de fidelidade. A facilidade de acesso fez com que os clientes resgatassem mais e participassem com maior frequência, consolidando a fidelização como um pilar estratégico para empresas em diversos segmentos.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[THE WISE MARKETER]
Relatório mostra que 79% dos viajantes dos EUA dependem de programas de fidelidade

O texto apresentou dados do relatório Barclays 2025 Travel Rewards and Loyalty Report, que oferece insights valiosos sobre o comportamento dos viajantes estadunidenses em relação a programas de fidelidade, e podem inspirar estratégias no mercado brasileiro. A pesquisa revela que 79% dependem de programas de recompensas para viabilizar suas viagens, e 82% afirmam que teriam que mudar significativamente seus planos de viagem sem esses benefícios. Esse dado destaca o papel crucial que os programas de fidelidade desempenham na acessibilidade e no planejamento de viagens.

O estudo também aponta tendências comportamentais relevantes: mais de dois terços dos entrevistados escolheram ou desejam escolher destinos influenciados por filmes ou séries de TV, fenômeno conhecido como “set-jetting”. Além disso, 72% dos millennials utilizam estratégias focadas em recompensas para estender seus orçamentos de viagem, sendo 94% deles adeptos de técnicas para acumular mais pontos. Diferenças de gênero também emergem, homens valorizam recompensas exclusivas, como upgrades, enquanto mulheres preferem benefícios que proporcionem conforto e conveniência, como bagagens despachadas gratuitamente. Pais se destacam como o grupo mais atento às recompensas, com crescente interesse por cruzeiros.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[EXAME]
IA generativa: atendimento que entende, responde e encanta

O artigo explora como as empresas brasileiras estão incorporando inteligência artificial generativa para transformar o atendimento ao cliente, com ganhos expressivos em personalização, agilidade e fidelização. A Comgás, por exemplo, substituiu menus fixos por interações guiadas por IA de voz, resultando em um salto de 8 pontos no NPS. Já o PicPay implementou um chatbot treinado com dados da empresa e alinhado à sua linguagem de marca, elevando o NPS em 30 pontos e aumentando a retenção de clientes em menos de um ano.

Mais do que automatizar respostas, a IA generativa está elevando o padrão de atendimento ao oferecer interações que interpretam contexto, adaptam o tom emocional e geram respostas personalizadas em tempo real. Em um cenário cada vez mais competitivo, essa tecnologia permite que marcas entreguem experiências empáticas e relevantes, consolidando a lealdade do consumidor por meio de vínculos mais autênticos e inteligentes.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[GROCERY DIVE]
Walmart+ impulsiona vendas e fidelidade

Essa matéria traz dados relevantes sobre o impacto do Walmart+ nas vendas online de alimentos da rede em abril de 2025, nos Estados Unidos. De acordo com um estudo da Brick Meets Click em parceria com a Mercatus, cerca de dois terços dos pedidos online de grocery no Walmart foram feitos por membros do programa de fidelidade Walmart+. Esses clientes gastaram, em média, mais de 40% por pedido em comparação com consumidores não membros. Além disso, demonstraram uma intenção de recompra quase 10% maior, o que reforça o papel do programa na geração de lealdade e no aumento do ticket médio.

Segundo Bill Bishop, cofundador da Brick Meets Click, “programas de fidelidade e assinaturas antes eram vistos principalmente como ferramentas para reter clientes habituais. Agora, vemos que também estão atraindo consumidores de concorrentes, especialmente em um cenário de busca por economia entre as famílias”. O relatório ainda destaca que esses programas têm contribuído para elevar a taxa de recompra mensal, impulsionando a recorrência de clientes de forma consistente.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email [email protected]