[Radar #140] A fidelidade do cliente na Black Friday, três tendências para 2023, metaverso e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar #140, trazemos artigos sobre a fidelidade do cliente na Black Friday, tendências do Loyalty para 2023, a Nike no metaverso e mais.
[VALOR ECONÔMICO]
Boston Consulting Group (BCG) apresenta estimativas para a Black Friday no país
Levantamento feito com 2 mil brasileiros no início deste mês pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) aponta dados importantes sobre as intenções dos clientes para a Black Friday. O estudo mostra, por exemplo, que Brasil e EUA estão empatados na fidelidade ao período promocional: 63% dos consumidores que fizeram compras na Black Friday 2021 pretendem voltar a comprar na promoção deste ano.
Isso demonstra como fator crucial o relacionamento com o cliente para além do evento, seja com convite para ações de fidelidade, comunidades ou comunicações relevantes. O estudo mostra ainda que a média de gastos previstos para este ano é de R$ 1.200 (a média mundial estimada é de R$ 1.791,28, 5% menos que no ano passado). Outro dado interessante: o brasileiro também quer ir às compras presencialmente, com interesse nas compras online caindo de 39% para 33%.
[LOYALTY AS A BUSINESS STRATEGY]
Três tendências para a área de fidelização em 2023
Para o especialista em Loyalty e CRM Julio Quaglia, o setor de fidelização voltou aos trilhos em 2022, retomando números pré-pandemia. Por exemplo, o faturamento de empresas de fidelização no primeiro semestre, de R$ 4,4 bilhões, indica que este ano há chances de se superar o total de 2019, que foi de R$ 7,7, bilhões. A partir desse cenário, Quaglia aposta em três tendências – que dialogam entre si – para a fidelização no Brasil em 2023.
A primeira tendência é a das marcas concluírem que o Loyalty não pode ser uma ação pontual, mas sim iniciativas estruturadas na estratégia de negócios das empresas, independentemente das ferramentas. A segunda são as ações de ESG (environmental, social and governance) em toda a cadeia de produção e também envolvendo os clientes. E a terceira tendência são as soluções de logística que facilitem a vida do consumidor e não lhe imponham custos, como frete grátis, retirada na loja, entregas mais rápidas ou ambientalmente responsáveis.
[LOYALTY 360]
Nike e a geração de experiência via comunidades no metaverso
A gigante dos materiais esportivos e da moda Nike está lançando uma comunidade própria no metaverso, a Swoosh (nome de sua logo). De acordo com a empresa, o objetivo é ser um lugar onde atletas, colecionadores e consumidores possam fazer criações virtuais próprias e compartilhar ideias. Ou seja, o foco é a geração de experiência, via Web3, com tecnologia de blockchains.
A partir da diversidade, equidade e inclusão, a ideia é lançar uma nova coleção digital, no ano que vem, com a participação de toda a comunidade. E, além das experiências proporcionadas para seus usuários virtualmente, a Swoosh quer ir além, promovendo também produtos físicos e encontros reais entre consumidores, criadores e atletas. Vale ficar de olho nos resultados.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[HARVARD BUSINESS REVIEW]
O incentivo que impulsiona o moral individual e das equipes de colaboradores
Uma simples nota de gratidão ou reconhecimento tem poder de aumentar o moral não apenas do colaborador que a recebe, como de toda a equipe. Incentivar os pontos fortes das pessoas por meio de reforço público e positivo tem impactos na produtividade. É o que defende este artigo da HBR. Mas uma nota de gratidão tem de ser mais que um obrigado por uma tarefa realizada, ela tem de ser totalmente personalizada, indicando como aquela pessoa, ou grupo, lidou com sucesso em determinada situação devido às suas qualidades únicas.
O artigo explica ainda porque as notas de gratidão funcionam (essas dicas, inclusive, podem ser extrapoladas para além do campo do B2E, funcionando também com clientes e parceiros):
1) Elas ajudam as pessoas a enxergar seus pontos fortes – Pois é comum não valorizarmos nossas qualidades;
2) Elas dão às pessoas foco no que funciona – Nossos cérebros precisam de ajuda para se concentrar nos acertos;
3) Elas sinalizam às pessoas que elas importam – Quebra-se a rotina corporativa das listas-de-tarefas e valoriza-se quem realiza, mostrando que elas são importantes.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)