RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #169, reunimos artigos e informamos sobre o evento que aborda tendências do Loyalty, as cinco formas de criar valor emocional para os clientes, os cinco tipos de consumidor, segundo a EY, e mais.
No próximo dia 25, em São Paulo, a Indico, empresa do mercado de fidelização, e a OSF Digital promovem o evento Loyalty 2024: as tendências que irão moldar o futuro dos programas de fidelidade. O objetivo é debater como captar novos consumidores e mantê-los fiéis às marcas em um mercado cada vez mais competitivo. Use o código LOYALTYTSI e garanta um ingresso gratuito.
Presencial, o evento contará com palestras de especialistas do mercado: Renata Fortes, head de CRM, Fidelidade e Analytics na Localiza & Co; Vanessa Zequi, Superintendente de Marketing e Produtos no Banco Toyota; Christiano Ranoya, CEO e fundador da Indico; Bruno Matos, general manager IRL Sports | Sisu Venture Partners; e Eric Bueno, Delivery Center director Martech Latam na OSF Digital.
Ótimos produtos e serviços são só o começo. Para se destacar e conquistar de fato os consumidores é preciso ir além do mero aspecto funcional do que uma empresa oferece. Este artigo apresenta cinco formas de gerar conexão emocional com o público-alvo:
1) Cuidado pelo cliente – Quando se sente ouvido, respeitado e cuidado, o consumidor forma um elo emocional com a marca;
2) Storytelling e narrativa de marca – Compartilhe sua história, seu propósito, isso gera senso de pertencimento;
3) Personalização e customização – atender a necessidades e preferências únicas dos clientes fortalece o valor emocional;
4) Comunidades – Fóruns online, grupos em redes sociais, promover temas afins põem a marca no dia a dia do cliente;
5) Responsabilidade ética e social – Consumidores se alinham com marcas que têm valores em comum com eles.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
De acordo com este texto, o objetivo do human centered design na fidelização é incutir empatia, calor humano e entendimento. Coloca-se a pessoa no centro das decisões, aprendendo sobre suas dores, seus anseios e criando meios de atendê-la por meio de produtos e serviços criados sob essas condições. De acordo com um levantamento do Lacek Group, 73% dos consumidores dizem ser muito importante a marca saber quem são seus clientes e suas preferências.
O human centered design vai além do produto e serviço, gerando experiência relevante e personalizada. O artigo cita exemplos como o da Starbucks e Netflix, do programa de fidelidade da Marriott e, entre outros, da Delta Airlines, que envia cartões de agradecimento escritos a mão, todos cases que fazem com que seus clientes se identifiquem com a marca também de forma aspiracional.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Este artigo destaca o EY Future Consumer Index, que baseado em pesquisas regulares globais, consegue mapear mudanças no sentimento e nos comportamentos dos consumidores. O estudo identificou cinco perfis principais (Brasil incluído): Affordability first (29%), Health first (26%), Planet first (20%), Society first (12%) e Experience first (13%). Os perfis, porém, não são excludentes e o brasileiro quer e presta atenção em todos os aspectos, porém quer os produtos/serviços com o menor custo.
Affordability first priorizam acessibilidade financeira, 2/3 se preocupam com custo de eletricidade, gás, água;
Health first têm foco em saúde e segurança, 55% estão preocupados em ter acesso a saúde de qualidade;
Planet first têm consumo mais consciente, 2/3 estão muito preocupados com as mudanças climáticas;
Society first acreditam que o coletivo é mais importante, 81% darão mais atenção ao impacto do que compram;
Experience first procuram benefício pessoal, 72% querem se atualizar sobre o que perderam na pandemia.
O Radar TSI #267 traz um alerta sobre a segurança dos programas de fidelidade, discute…
Quase todos os programas de fidelidade querem crescer em 2026, mas muitos ainda não sabem…
Um olhar sobre os grandes temas de fidelização que atravessaram o TSI em 2025 —…
O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…
Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…
O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…