RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #210, reunimos estudos sobre programas de fidelidade pagos, empresas que conquistaram a Geração Z, consumidores confiantes e mais.
Não há uma fórmula única para que as marcas implementem programas de fidelização pagos com sucesso. Ao expandir a gama de benefícios e experiências, criar comunidades e conexões mais profundas, e alinhar a proposta de valor com os princípios da marca, as empresas podem atrair e reter clientes dispostos a pagar por um relacionamento mais próximo. Além disso, a possibilidade de gerar novas fontes de receita e cultivar uma base de clientes mais leais é atraente, mas a competição é intensa em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais exigindo valor agregado.
Para construir estratégias desse tipo de forma mais eficaz, as marcas devem considerar quatro arquétipos principais:
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Uma pesquisa abrangente, realizada com mais de 18 mil pessoas em 18 países, revelou insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. O estudo tinha como objetivo entender como superar a sobrecarga de opções e facilitar o processo de compra. Os resultados indicaram que clientes confiantes tendem a realizar ações mais significativas, impulsionando o desempenho dos negócios a longo prazo. Eles são dez vezes mais propensos a ficar muito satisfeitos após a compra e têm seis vezes mais probabilidade de dizer que “definitivamente comprariam novamente”.
Há ainda uma preferência por produtos conhecidos, mas existe a curiosidade por novidades. Embora as pessoas estejam abertas a novas experiências, 59% dos brasileiros relatam que continuam comprando produtos porque é “fácil”, mesmo tendo certeza de que existem melhores alternativas. Ficou claro que as pessoas tendem a recompensar marcas que facilitam sua jornada de compra, aumentam seu conhecimento e demonstram que entendem suas necessidades.
Para essa geração, a lealdade é fluida. Os jovens podem mudar de interesse rapidamente, mas quando se comprometem, é porque se veem na marca. Não é mais apenas sobre o produto, mas sobre a narrativa por trás dele. Então, quem está acertando ao lidar com esse público? Este artigo traz algumas marcas internacionais que parecem ter decifrado o código para a conquistar esses consumidores:
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
A 14ª Vara Cível de São Paulo determinou que uma companhia aérea indenize sua consumidora em R$ 6 mil por danos morais, além de ser obrigada a restituir os pontos de seu programa de fidelidade depois de uma invasão em sua conta. O juiz fundamentou sua decisão no histórico da cliente, pois ela sempre trocou seu saldo exclusivamente por passagens aéreas. Essa prática habitual serviu como evidência de que o resgate por produtos, realizado sem sua autorização, foi fruto de uma fraude.
O magistrado aplicou o princípio da responsabilidade objetiva, previsto no Código de Defesa do Consumidor, ao considerar que a empresa aérea é responsável por garantir a segurança dos dados de seus usuários e responder pelos danos causados por falhas em seus sistemas.
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email engajadores@tudosobreincentivos.com.br
Descubra como a experiência do funcionário (EX) impactam a produtividade, o engajamento e os resultados…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…
Nos últimos anos, a Black Friday se firmou como um dos principais eventos de consumo…
Em um mundo cada vez mais digital e competitivo, as expectativas dos clientes estão em…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…
Não é exagero dizer que o celular já é uma extensão de nós mesmos. Utilizamos…