RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #204, apresentamos artigos e pesquisa sobre o uso da psicologia nas estratégias de Loyalty, como conquistar a confiança do consumidor, a fidelização no Brasil e mais.
Neste ótimo artigo, o Loyalty Science Lab, da Old Dominion University, dos Estados Unidos, traça como o conhecimento da psicologia sobre o comportamento humano impulsiona a efetividade dos programas de fidelidade. Por exemplo, como as recompensas (e sua antecipação), a busca por status (via tiers) e até mesmo a pressão por acumular pontos (quanto “mais perto da linha de chegada”, mais gastos) motivam o engajamento e promovem fidelidade.
Também é abordado como evitar as armadilhas mais comuns, pontos negativos tanto partindo da elaboração das iniciativas de fidelização, quanto em sua gestão e no uso estratégico dos dados gerados. O texto anuncia ainda que sua segunda parte (a ser publicada) irá explorar outras três alavancas psicológicas: o senso de comunidade, hábitos e a troca de custos.
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O levantamento Voz do Consumidor pesquisou mais de 20 mil consumidores em 31 países (Brasil incluído), analisando uma longa série de temas, como relação custo-benefício, transparência de dados, cuidados com o meio ambiente, atenção à saúde, e adoção da inteligência artificial (IA), entre outros. A confiança (um item essencial no Loyalty) se destacou quanto ao relacionamento com as marcas e a pesquisa indica seis passos para impulsioná-la:
1) Fortaleça laços com consumidores preocupados com o meio ambiente, conectando suas intenções com impactos positivos;
2) Crie um portfólio de produtos que reflita os desejos dos consumidores por bem-estar, alimentos mais sustentáveis;
3) Busque equilíbrio no uso de mídias sociais para vendas, mas atenção às preocupações dos clientes com credibilidade;
4) Proteja os dados pessoais usando-os para melhorar a experiência dos clientes;
5) Gerencie prioridades conflitantes sob pressão inflacionária e atenda às expectativas dos clientes sobre valor;
6) Incorpore e experimente ferramentas de IA nas operações comerciais, mas mantendo o elemento humano.
Com números como faturamento, pontos emitidos e transações feitas por gigantes do setor, como Livelo, com seus 47 milhões de usuários ativos, e a Dotz, esta reportagem mostra como os programas de fidelidade vêm se diversificando e atraindo mais e mais consumidores, transformando-se em um esteio para o crescimento das empresas.
Além da busca por geração de benefícios que atendam aos clientes, com mais personalização e economia, o mercado também investe em novas possibilidades de negócios. A Dotz, por exemplo, vem transformando informações de dados do cliente em oferta de serviços financeiros, com registro de cerca de R$ 400 milhões de originação de crédito, por ano, a partir de sua plataforma de fidelidade.
No próximo dia 12 de setembro, em live exclusiva, a Alloyal irá apresentar dados inéditos da pesquisa User Loyalty Insights. O levantamento foi produzido a partir de informações de 5.000 usuários de programas de fidelidade, abordando, entre outros temas, o consumo de cashback, descontos, categorias de compra, ticket médio, marcas parceiras mais consumidas e influência das datas do varejo na ativação.
A pesquisa aponta, por exemplo, a importância das empresas utilizarem a sazonalidade, a disposição dos consumidores em aproveitar promoções em determinadas datas do ano, como Dia do Consumidor ou das Mães. O User Loyalty Insights ainda apresenta um ranking com as varejistas mais consumidas pelos clientes, entre outros dados bastante ricos.
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