RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #207, apresentamos artigos sobre os impactos de programas de green loyalty na fidelização de clientes, aumento dos golpes em programas de fidelidade, benefícios de viagens e mais.
O tema é atualíssimo, com quase toda empresa hoje buscando se adequar a questões socioambientais e de governança corporativa (ESG). E isso tem importância para os consumidores, pois compartilhamento de valores é fator de atração e fidelização às marcas, daí as iniciativas de programas “green loyalty”: incentivar, reconhecer e recompensar os clientes por suas atitudes e comportamentos ambientalmente responsáveis. Este texto apresenta vantagens dessa abordagem:
1) Construção / aprimoramento de imagem da marca: Consumidores tendem a escolher empresas de boa reputação;
2) Aumento da fidelidade do cliente: Fator de preferência do cliente pela marca deixa de ser puramente econômico;
3) Diferenciação dos concorrentes: Iniciativas verdes não só fidelizam clientes existentes como atraem novos;
4) CAC menor: Ações verdes podem aumentar o customer lifetime value e também os gastos dos clientes com a marca;
5) Impacto positivo: Iniciativas ambientais podem diminuir pegada de carbono e consumo de energia da empresa.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
A questão da segurança e do combate a fraudes e golpes é muito importante e nos programas de fidelidade isso não é diferente. Esta reportagem aborda o uso de bots por criminosos para saquear pontos de usuários de programas de companhias aéreas e hotéis. Com a intensificação da segurança nas operações de cartões de crédito, os golpistas estariam migrando para essa modalidade, que viu um crescimento significativo no último ano.
Houve um aumento de 30% a 40% em contas hackeadas com sucesso, de acordo com a Loyalty Security Alliance, um grupo da indústria de viagens. E, entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, os ataques de bots a contas de companhias aéreas protegidas pela empresa Arkose aumentaram 166%. A Associação Internacional de Transporte Aéreo estimou em 2020 que a indústria perdia mais de US$ 1 bilhão por ano em fraudes de pagamento de resgates.
Produzido a partir de respostas de 7.250 consumidores, de diferentes gerações, este 2024 Travel Benefits and Customer Engagement Report traz um compilado de dados sobre o setor de viagens, um dos maiores em crescimento de gastos. Apesar de baseado na região Ásia-Pacífico, ele possibilita muitos insights para qualquer outro mercado, com indicativos de uma em cada três pessoas planejando gastar mais em viagens.
O setor responde, por exemplo, por 27% do gasto anual dos portadores de cartões de crédito. 92% deles priorizam pesquisar e comparar benefícios dos cartões antes de aderirem, o que aponta a alta demanda por vantagens e recompensas atreladas à sua utilização. Inclusive, a possibilidade de recompensas de viagens ou benefícios no cartão faz com os mesmos 92% dos respondentes o utilizem ainda mais.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Comprovando que o consumidor hoje está mais imediatista do que nunca, o recém-lançado CX Trends 2024, da Octadesk/Opinion Box, aponta que o tempo de resposta ao cliente (e sua eficiência) é fundamental para garantir fidelidade à marca. O relatório foi produzido via respostas de mais de 2.000 consumidores e aponta que suas expectativas variam de acordo com o canal de contato com a empresa.
Por exemplo, em aplicativos de mensagem, como WhatsApp, 35% dos participantes esperam uma resposta em até cinco minutos; 29% têm a mesma expectativa ao utilizar redes sociais como Facebook e Instagram. Já para canais como chat online e telefone, essa espera cai para apenas um minuto, com 41% e 43% dos consumidores, respectivamente, exigindo um retorno quase imediato.
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email engajadores@tudosobreincentivos.com.br
O Radar TSI #267 traz um alerta sobre a segurança dos programas de fidelidade, discute…
Quase todos os programas de fidelidade querem crescer em 2026, mas muitos ainda não sabem…
Um olhar sobre os grandes temas de fidelização que atravessaram o TSI em 2025 —…
O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…
Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…
O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…