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[Radar TSI #163] Programa de fidelidade da Barbie, evento no RJ, programa B2B da Heineken e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #163, reunimos artigos sobre o programa de fidelidade da Barbie, um evento sobre Loyalty no Rio de Janeiro, o programa B2B da Heineken e mais.


[ANTAVO]
Barbie Signature: Ela é de plástico, o programa é (quase) fantástico

A Mattel há anos ensina como é importante conhecer seu público e dar a ele o que é relevante, principalmente via comunidades. O universo da boneca mais famosa do mundo – agora expandido para os cinemas – é um exemplo. Ela também está presente na fidelização de clientes, com o programa Barbie Signature. Este artigo analisa a iniciativa e seus pontos de atenção. O programa, pago, aposta na ideia de luxo e exclusividade, símbolos da boneca, com taxa de US$ 9,99/ano.

features e bonecas que só podem ser compradas pelos assinantes. Além disso, os membros têm acesso antecipado a lançamentos – mas a autora alerta que não há uma página específica e aplicativo para os assinantes. Outro porém é a falta de uma versão freemium, que sirva como “aperitivo” da versão paga. O programa não gera pontos ou possui camadas, a ideia gira em torno do status VIP, poder de voto e acesso a fóruns. Há ainda uma ação com NFTs, mas que pode ser mais bem explorada no programa, como badges. O texto dá dicas para melhorias que servem como cases para outros programas.

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[CONSUMIDOR MODERNO]
Clientes B2B da Heineken agora têm um programa de fidelidade

Por meio de seu aplicativo de vendas, a empresa de bebidas Grupo Heineken, iniciou em fevereiro, em Santa Catarina, as operações de um programa de fidelidade para seu público B2B. A ação se chama Heiclub e começará a ser expandida para o Sudeste e o Nordeste do país até o fim do ano. Gestado a partir da demanda dos próprios clientes, o programa gera pontos por compras efetuadas.

O aplicativo da empresa, no qual o programa está inserido, foi criado em 2019 e vivenciou uma forte expansão em 2021, hoje concentrando 75% das vendas para os estabelecimentos. O programa de fidelidade chega para impulsionar a funcionalidade da plataforma e reter os clientes. Os pontos gerados por ele poderão ser trocados por produtos da própria empresa nas compras seguintes.

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[HARVARD BUSINESS REVIEW]
Investimento de marketing desperdiçado em sites suspeitos

Este ótimo artigo aborda um problema que vem crescendo já há alguns anos: a falta de transparência e controle sobre anúncios digitais. Isso ocasiona desperdício dos investimentos de marketing, que, para o TSI, poderiam ser alocados em iniciativas mais assertivas e de ROI considerável, como as ações de fidelização, sem contar o perigo de ver a marca associada a sites criminosos e que espalham fake news, em uma época em que compartilhamento de valores com os consumidores é crucial.

Segundo o texto, o mercado mundial de publicidade digital é estimado hoje em US$ 600 bilhões. Parte desse bolo atualmente fica com as redes sociais, mas um valor considerável acaba em sites obscuros ou de clickbaits. A reportagem indica três ações que as empresas devem fazer para evitar isso: auditar suas campanhas digitais, com dados dos sites; evitar tecnologias de segurança de marca, que seriam ineficientes; e exigir devolução do dinheiro quando comprovadas as falhas.

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[LOYALTY & AWARDS]
Rio sedia evento sobre fidelização na indústria de viagens

De 9 a 11 de outubro, o Rio de Janeiro será a sede do evento Loyalty & Awards, promovido por empresas da indústria de fidelização ligadas a viagens, como companhias aéreas, de locação de automóveis, hotéis, bancos e outros serviços. O encontro acontece desde 2005, sempre em diferentes lugares do mundo, promovendo debates, palestras e a premiação das melhores iniciativas do mercado.

O evento, em sua 19ª edição, é promovido pela Global Flights, companhia sediada na França e especializada em fidelização de clientes no setor de viagens. As edições anteriores aconteceram em Madri (2022) e Dubai (2021). As inscrições para este ano já estão abertas.

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