RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #163, reunimos artigos sobre o programa de fidelidade da Barbie, um evento sobre Loyalty no Rio de Janeiro, o programa B2B da Heineken e mais.
A Mattel há anos ensina como é importante conhecer seu público e dar a ele o que é relevante, principalmente via comunidades. O universo da boneca mais famosa do mundo – agora expandido para os cinemas – é um exemplo. Ela também está presente na fidelização de clientes, com o programa Barbie Signature. Este artigo analisa a iniciativa e seus pontos de atenção. O programa, pago, aposta na ideia de luxo e exclusividade, símbolos da boneca, com taxa de US$ 9,99/ano.
Há features e bonecas que só podem ser compradas pelos assinantes. Além disso, os membros têm acesso antecipado a lançamentos – mas a autora alerta que não há uma página específica e aplicativo para os assinantes. Outro porém é a falta de uma versão freemium, que sirva como “aperitivo” da versão paga. O programa não gera pontos ou possui camadas, a ideia gira em torno do status VIP, poder de voto e acesso a fóruns. Há ainda uma ação com NFTs, mas que pode ser mais bem explorada no programa, como badges. O texto dá dicas para melhorias que servem como cases para outros programas.
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Por meio de seu aplicativo de vendas, a empresa de bebidas Grupo Heineken, iniciou em fevereiro, em Santa Catarina, as operações de um programa de fidelidade para seu público B2B. A ação se chama Heiclub e começará a ser expandida para o Sudeste e o Nordeste do país até o fim do ano. Gestado a partir da demanda dos próprios clientes, o programa gera pontos por compras efetuadas.
O aplicativo da empresa, no qual o programa está inserido, foi criado em 2019 e vivenciou uma forte expansão em 2021, hoje concentrando 75% das vendas para os estabelecimentos. O programa de fidelidade chega para impulsionar a funcionalidade da plataforma e reter os clientes. Os pontos gerados por ele poderão ser trocados por produtos da própria empresa nas compras seguintes.
Este ótimo artigo aborda um problema que vem crescendo já há alguns anos: a falta de transparência e controle sobre anúncios digitais. Isso ocasiona desperdício dos investimentos de marketing, que, para o TSI, poderiam ser alocados em iniciativas mais assertivas e de ROI considerável, como as ações de fidelização, sem contar o perigo de ver a marca associada a sites criminosos e que espalham fake news, em uma época em que compartilhamento de valores com os consumidores é crucial.
Segundo o texto, o mercado mundial de publicidade digital é estimado hoje em US$ 600 bilhões. Parte desse bolo atualmente fica com as redes sociais, mas um valor considerável acaba em sites obscuros ou de clickbaits. A reportagem indica três ações que as empresas devem fazer para evitar isso: auditar suas campanhas digitais, com dados dos sites; evitar tecnologias de segurança de marca, que seriam ineficientes; e exigir devolução do dinheiro quando comprovadas as falhas.
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De 9 a 11 de outubro, o Rio de Janeiro será a sede do evento Loyalty & Awards, promovido por empresas da indústria de fidelização ligadas a viagens, como companhias aéreas, de locação de automóveis, hotéis, bancos e outros serviços. O encontro acontece desde 2005, sempre em diferentes lugares do mundo, promovendo debates, palestras e a premiação das melhores iniciativas do mercado.
O evento, em sua 19ª edição, é promovido pela Global Flights, companhia sediada na França e especializada em fidelização de clientes no setor de viagens. As edições anteriores aconteceram em Madri (2022) e Dubai (2021). As inscrições para este ano já estão abertas.
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