Um programa de incentivo moderno tem à disposição diversos recursos para auxiliar suas diferentes fases. Durante o desenho do programa, por exemplo, o Loyalty Canvas ajuda o gestor a criar um retrato dos objetivos, públicos e dos caminhos que vão influenciar o projeto. Já na hora de mensurar resultados em programas de incentivos, ferramentas tecnológicas especializadas ‒ como a plataforma Fielo ‒ conseguem levantar os dados necessários para a avaliação da performance.
Sabemos que estratégias de relacionamento têm o objetivo de estimular comportamentos. Tudo para melhorar a performance de algum aspecto do negócio. Se existe uma meta, deve existir também uma maneira de mensurá-la. O fato é que o surgimento de ferramentas para a análise de resultados habilitou os programas de incentivo a incorporarem um volume de dados enorme. Tão grande que a maioria das empresas têm dificuldades em administrar. As fontes de informações podem vir do próprio programa, de cupons, sites, pesquisas, planilhas do Excel. Essa massa de dados requer análise e planos de ação. E, preferencialmente, em tempo real.
Muitas possibilidades de comportamentos para avaliar, várias informações que podem ser armazenadas em uma só plataforma. As tecnologias especializadas para fazer a gestão de programas de incentivo têm essa vantagem. E isso faz brilhar os olhos dos gestores. Mas em meio a tantas opções, o que efetivamente devemos olhar para mensurar resultados?
Não existe uma receita pronta para a escolha do melhor KPI. Há quem precise medir o uso de um canal de comunicação ou contabilizar o preenchimento de uma pesquisa com clientes. Outros querem resultados menos tangíveis, como melhorar o clima organizacional. O que vale para todos os programas é escolher o que é realmente importante para o objetivo final. Neste caso, a regra é clara: na hora do start do projeto, defina os indicadores que serão possíveis de ser trabalhados por meio de um plano de ação. Ou seja, analise o que você tem condições de mudar. Mas e se o comportamento de dobrar as vendas não foi alcançado? Quais recursos você teria para criar novos gatilhos e colocá-los em prática?
No post sobre indicadores de desempenho falamos sobre como a tecnologia pode ser uma aliada para avaliar de maneira sistemática os KPIs. Afinal, adotar uma plataforma de gestão de programas de incentivos auxilia os gestores a avaliar o desempenho dos participantes o desenvolvimento profissional de times. Além da quantidade de novos clientes adquiridos a partir de indicações dos participantes.
As ferramentas tecnológicas especializadas são fortes aliadas. Afinal, elas possuem a capacidade de fornecer informações em tempo real. Foi-se o tempo em que era suficiente um report semanal para retratar o cenário atual do programa. Em uma plataforma como o Fielo, há uma total disponibilidade aos dados. E não somente técnicos podem acessá-los. Sendo assim, o relatório funciona como um comparativo e histórico. Porém, é o real time que vai ajudar na tomada de decisão.
Não é qualquer estrutura que comporta esse volume de dados e todas essas análises. É preciso compreender que uma plataforma especializada em incentivos habilita muito mais comportamentos e mecânicas do que as opções tradicionais.
Por isso que a área de planejamento da campanha se torna tão importante. Diferentemente dos programas tradicionais, nos quais essa área revisa os projetos de tempos em tempos, o planejamento em programas que alcançam este nível de maturidade torna-se recurso essencial. Ele tem foco em atuação e resultado. Unindo tecnologia e a expertise dos profissionais é possível desvendar o volume de dados. E informações geram insights que resultam na melhoria contínua dos programa de incentivos.
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