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[Radar TSI #179] Fidelização e monetização de dados, Loyalty e brand lovers, Geração Z e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #179, reunimos artigos sobre fidelização e monetização de dados, a relação entre Loyalty e brand lovers, o potencial de consumo da Geração Z e mais.


[MIT SLOAN REVIEW BRASIL]
O papel estratégico dos programas de fidelidade para a monetização de dados

Hoje, toda empresa ambiciona monetizar dados, mas se as marcas já descobriram o valor desse “novo petróleo”, seus donos, os consumidores, também estão se dando conta dele e começam a se questionar: “por que oferecer meus dados de graça?”. Essa pergunta, aliás, foi feita por Daron Acemoglu, professor do MIT e candidato ao prêmio Nobel de economia, em entrevista recente no Brasil. A partir dessa premissa, o especialista em Loyalty Julio Quaglia prova o papel estratégico dos programas e ações de fidelização no cenário de captação de zero-party data.

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[LOYALTY SCIENCE LAB]
Cinco pontos essenciais para construção de amor à marca

Amor à marca. Sim, não apenas gostar ou comprar com recorrência, mas ter uma relação emocional com os produtos e serviços de uma empresa. Este é o tema deste artigo do Loyalty Science Lab, think tank da Old Dominion University, dos Estados Unidos, especializado no estudo da fidelização. Essa relação tem, obviamente, impactos financeiros positivos para as empresas. Uma análise de mais de 250 estudos apontou que um aumento de 100% no amor à marca gera 40% mais fidelidade a ela. O texto traz, entre outros dados, cinco pontos para construir essa relação:

1) Seja o primeiro amor: A primeira impressão é a que fica, uma experiência positiva nas primeiras vezes deixa marcas duradouras no consumidor;
2) Seja um canal de expressão pessoal: Torne produtos e serviços um suporte para o crescimento, expressão e bem-estar do cliente;
3) Apoie mudanças de vida: Entrar na faculdade, ter um filho, etc. são experiências formativas. Marcas podem apoiar esses momentos via programas de fidelidade;
4) Construa uma herança: Memória afetiva é poderosa, ser a marca de preferência dos pais, estar presente na infância, isso deve ser valorizado via storytelling;
5) Cultive a comunidade: O senso de pertencimento a um grupo e o compartilhamento de valores são fortes elementos para o amor à marca.

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[VISA BUSINESS & ECONOMIC INSIGHTS]
A forma de pensar e o potencial de consumo da Geração Z

Mais um levantamento apresenta a crescente influência da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) no mercado consumidor. Apesar de ainda representarem uma porção pequena no consumo atual, eles estão para se tornar a geração de maior crescimento em gastos. Esta análise mostra como seu comportamento financeiro, suas interações de consumo e plataformas preferidas de transações estão remodelando o marketplace, e não podem ser ignoradas pelas empresas.

Segundo a Visa, a Gen Z possui o que os especialistas têm chamado de um “cérebro dividido para orçamento”. Eles simultaneamente poupam e tentam manter suas finanças em ordem enquanto esbanjam em certos itens e experiências. Há, porém, um alinhamento dessa prática com gasto sustentável e escolhas ambientalmente responsáveis. O texto afirma ainda que os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) também vêm mostrando esse comportamento, o que pode indicar uma potencial mudança de longo prazo na dinâmica de consumo.

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[VOCÊ RH]
Programa Smiles começa a oferecer milhas como benefício corporativo

Engajamento e satisfação começam dentro de casa, com os colaboradores, e isso impacta a produtividade e o atendimento ao cliente. Uma nova modalidade de incentivo é o Clube Smiles para Empresas, programa B2B (uma versão B2C existe desde 2013) que permite às companhias oferecer milhas todos os meses a suas equipes, decidindo qual valor de coparticipação vai solicitar e pagando de acordo com a utilização de seus usuários.

Os colaboradores podem escolher entre seis planos disponíveis na plataforma Smiles, que oferecem de mil a 20.000 milhas, válidas por dez anos. Eles também têm direito a cinco reservas gratuitas de passagens com congelamento de preços e ainda podem usar a milhagem em reservas de hotéis, aluguel de carros, créditos para Uber, exames de saúde e abastecimento de combustível, entre outros serviços.

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