O mercado de fidelidade vive em constante atualização e uma das mais importantes atualmente é a chamada Loyalty 4.0, uma era em que a experiência, o relacionamento da empresa com o cliente, é o carro-chefe. Em artigo, Julio Quaglia, CEO da Valuenet Incentive Solutions, aborda a mudança de paradigma de um sistema antes baseado em recompensas para uma personalização no trato com o consumidor, por meio de novas tecnologias.
A partir de um novo perfil de comprador, mais exigente e informado, Quaglia fala sobre o desafio de equilibrar a balança de investimento e fidelidade – o quanto a empresa pode e deve investir em cada cliente para que este gere a maior fidelidade possível. Nessa estratégia de relacionamento entra a experiência produzida, a vivência que a marca é capaz de proporcionar é um dos principais fatores da fidelização.
Ainda de acordo com o CEO, conseguir oferecer uma boa experiência pode ser mais simples do que se pensa. Esse benefício – comumente silencioso – pode ser planejado para acontecer tanto no uso do próprio produto quanto no contato com o serviço oferecido pela empresa. Aqui, a gamificação, por exemplo, é uma aliada, impulsionando o engajamento dos clientes e proporcionando uma experiência diferenciada.
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