Radar

[Think With Google] Foco no cliente? 4 erros mais comuns

Toda empresa tem, ou deveria ter, foco no cliente. Ao menos, todas pensam ter, e é aí que se enganam. Professores da Wharton School, reconhecida faculdade de administração norte-americana, apresentam quatro erros comuns que impedem as companhias de conquistar e manter seus consumidores, e sugerem maneiras de corrigir isso.

O professor Peter Fader e a diretora-executiva Sarah Toms publicaram um artigo no Think With Google adaptado de seu livro The Customer Centricity Playbook, lançado este ano. Experientes em docência e consultoria, eles apontam os problemas mais comuns: o primeiro é o foco exagerado num tipo de cliente, ou seja, basear-se naquele mais insatisfeito, quando há uma gama de diferentes perfis. Solução: hierarquizá-los; há clientes mais importantes e para os quais suas ações terão efeito.

Segundo erro é a visão compartimentada do cliente, com diferentes setores da companhia valorando-o de forma distinta. Solução: pense e aja de modo multidisciplinar, com as áreas compartilhando informações. Terceiro ponto é a atenção apenas a métricas de volume e despesas. Solução: customer equity, produtos e serviços para clientes fiéis. O último problema é a falta de sintonia com parceiros externos. Solução: comunicação clara com stakeholders e colaboradores. O artigo traz exemplos para cada item abordado.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Conteúdos recentes

Missões, pontos e propósito: o que os consumidores esperam da gamificação

A gamificação deixou de ser um “extra divertido” nos programas de fidelidade e passou a…

% dias atrás

[Radar TSI #262] Viajar e acumular juntos, a entrega que aproxima, quando o loyalty substitui o desconto e +

O Radar TSI #262 explora como a lealdade compartilhada ganha força com o novo recurso…

% dias atrás

Entrevista exclusiva: Beatriz Ramos mostra como a L-founders transforma colecionar em experiência de conexão e pertencimento

Na entrevista exclusiva com o TSI, Beatriz Ramos, CEO Latam da L-founders, revela como campanhas…

% dias atrás

[Radar TSI #261] Cultura que engaja colaboradores, nostalgia em alta, a tecnologia deve servir à estratégia e +

O Radar TSI #261 explora como a conexão com a cultura é o que mais…

% dias atrás

Falta pouco: como transformar o impulso da Black Friday em engajamento duradouro

Quando o cliente sente que está prestes a conquistar algo, o vínculo com a marca…

% dias atrás

[Radar TSI #260] Americanas lança novo programa de fidelidade, pontos sobem no ranking da lealdade, a economia do prompt e +

O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…

% dias atrás