RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #176, trazemos artigos sobre tendências de consumo digital da NRF, expectativas e fidelização no setor de viagens, Loyalty B2B e mais.
Recém-lançada, a 27ª Global CEO Survey 2024, da PwC, indica a preocupação das lideranças com a viabilidade de seus negócios no longo prazo. Feita a partir de entrevistas com mais de 4.700 líderes empresariais em todo o mundo, incluindo o Brasil, ela aponta mais otimismo quanto ao crescimento econômico global em relação a 2023. Contudo, 41% dos respondentes no Brasil (45% no mundo) continuam não acreditando que suas organizações sobreviverão por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual.
Entre as razões para os CEOs acreditarem que suas empresas serão viáveis, está o desenvolvimento de novos produtos ou serviços (43%, por até dez anos, e 42%, por mais de anos). O documento é bastante rico e foi dividido em três seções:
O imperativo da reinvenção: A economia e apreensão dos CEOs quanto à viabilidade de longo prazo de seus negócios;
Transformação vital iminente: megatendências de mudança climática e disrupção tecnológica (como a IA generativa);
Seu roteiro de reinvenção: as iniciativas essenciais que as empresas podem adotar para estimular a reinvenção contínua.
Como parte de uma série de relatórios em andamento, a empresa iSeatz publicou o 2024 Travel Trends Report. O documento duplo destaca as intenções de viagens dos consumidores norte-americanos para este ano, incluindo mudanças em hábitos de planejamento e reservas, comportamento de diferentes gerações e como as companhias de lazer e turismo vêm atuando para atender a essa demanda, além de análise e dicas de ações de fidelização na área.
Por exemplo, nos Estados Unidos, 63% dos adultos esperam ter de uma a quatro viagens a mais este ano, predominantemente, a lazer (80%); o planejamento tem destaque, com 81% dos consumidores organizando suas viagens com mais de um mês de antecedência, e 56% deles, de dois a seis meses antes; as gerações Millennials (38%) e Z (37%) querem viajar no mínimo três vezes mais que no ano anterior, com a tendência de combinar viagens de negócios e lazer, algo que pode ser mais bem explorado pelos programas de fidelidade.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
Entre os dias 13 e 16 de janeiro, Nova York sediou mais uma edição da maior feira mundial do varejo, a NRF 2024. Entre os muitos palestrantes, Michelle Evans, líder global de Varejo e Insights do Consumidor Digital da Euromonitor International, apresentou cinco principais tendências para esses consumidores e suas implicações para as empresas. Hoje, 5,3 bilhões de pessoas no mundo estão online, e apenas no Brasil, são 131,5 milhões de usuários conectados. As tendências:
Comércio intuitivo: Uso de IA para campanhas mais assertivas e experiência mais personalizada;
TikTok: Dois terços da Geração Z estão nesta rede, os varejistas precisam de conteúdos lá de alguma forma;
Inteligência: 59% da Gen Z e 53% dos Millennials pesquisam em sites de busca antes de comprar;
Recommerce 2.0: Economia e sustentabilidade se unem para impulsionar as compras de segunda mão;
Devoluções: a política de devolução de produtos faz parte da experiência e impacta diretamente na fidelidade do cliente.
Este artigo aborda as estratégias de marketing e retenção para o setor das empresas B2B e vai na linha de outros que já destacamos por aqui: mais pessoal e emocional. O autor cita, por exemplo, Gerald Zaltman, chefe de neurociência da Harvard Business School, que indicou que 95% das decisões de compras estão enraizadas em emoções. Assim, o marketing B2B deveria também ser uma conversa que fala diretamente àqueles que procura envolver, com comunicação criativa.
Além disso, o texto destaca o investimento no “capitalismo de stakeholders”, que não visa somente lucros, mas se importa com impactos em suas comunidades e, em última instância, com o planeta. O autor cita cases como o da Serasa Experian, que construiu uma plataforma de educação financeira aberta para qualquer pessoa, ou o da consultoria McKinsey & Company, que produz e disponibiliza gratuitamente notícias, estudos e artigos para o público em geral.
O Radar TSI #267 traz um alerta sobre a segurança dos programas de fidelidade, discute…
Quase todos os programas de fidelidade querem crescer em 2026, mas muitos ainda não sabem…
Um olhar sobre os grandes temas de fidelização que atravessaram o TSI em 2025 —…
O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…
Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…
O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…