Em todo canal de distribuição há diversos grupos de pessoas que precisam estar alinhadas aos objetivos da empresa e engajadas para cumpri-los. O envolvimento das equipes dos canais só é possível com um conjunto de ações de relacionamento previamente planejadas e mensuradas. É certo que colaboradores comprometidos com as metas de vendas e com os valores da organização alcançam uma performance expressiva. Além de melhorar a experiência do consumidor final com o canal de distribuição, como o PDV.
Atualmente, conseguimos utilizar recursos tecnológicos, como Big Data e gamificação, para criar ações efetivas de marketing industrial, propor uma relação de longo prazo com os agentes dos canais e premiá-los de acordo com os resultados alcançados. No entanto, para aplicar inovações à gestão de relacionamento é preciso pensar em um novo perfil de profissional. Sendo este, atuante no trade. Este precisa buscar novas habilidades, afinal, o ciclo de compra já acontece, em boa parte, sem a presença do vendedor. Como, então, buscar uma estrutura de canal de distribuição que converse com as mudanças constantes de hábito do consumidor?
Impossível pensar no controle de um grande volume de dados e de diversos canais de distribuição, sem considerar a utilização de sistemas automatizados. A união entre ações de trade marketing e tecnologia da informação é, sem dúvida, a melhor forma de criar métodos de análise de dados e de acompanhamento de resultados. Indo além, atualmente as soluções em nuvem (Cloud Solutions) de alta performance e flexibilidade requerem investimentos menores e agregam serviços especializados em suas plataformas, como é o caso do Fielo da Valuenet Incentive Solutions.
O que as tecnologias trazem de novo e relevante?
Instrumentos essenciais para as empresas medirem seus resultados, com eles será possível analisar de forma on-line diversos comportamentos distintos. Utilizando-se a técnica de Drew Down é possível detalhar campanhas e entender sua evolução e resultado.
Pensar nas relações com o canal de distribuição, é pensar também em diversas maneiras de se comunicar com seus participantes. Mais uma vez, a tecnologia é aliada, ao oferecer ações em múltiplas plataformas. Temos um grande percentual de pessoas ligadas a dispositivos móveis, por exemplo. Então, por que não incluir um aplicativo para o programa de relacionamento? Já que estamos falando de smartphones e tablets, uma técnica de engajamento muito utilizada nesses canais é a gamificação, que pode ser aplicada nas equipes de vendas para estimular a competição saudável entre os profissionais, utilizando a técnica para treinamento, qualificação e rankings de vendas.
Quais os objetivos que a organização quer alcançar ao engajar cada integrante do canal de distribuição? Capacitar as equipes? Vender mais? Aprimorar a experiência do consumidor no PDV? Diversas metas pedem diferentes indicadores de resultados. Ao contar com uma ferramenta especializada, as informações geradas pelas ações de relacionamento são armazenadas. Isso possibilita uma análise inteligente dos dados. O acompanhamento da performance em tempo real fornece segurança para a tomada de decisões. Seja para criar novas campanhas, estimular novos comportamentos ou redirecionar esforços, de acordo com os KPIs. Além disso, a mensuração amparada por um software dá mais input para medir o ROI. Afinal, há dados precisos e possibilidades de projeções e comparações.
O diferencial competitivo da nossa ferramenta é ter condições de operar 100% da solução de um programa de relacionamento de qualquer empresa. É possível, portanto, fazer um full outsourcing, ou seja, assumir o programa do cliente em todas as fases, desde a aplicação da tecnologia até a difusão de conceitos importantes, como o Loyalty. Criação de banco de dados, concepção do programa, construção das funcionalidades, operação e gestão. Essas são tarefas conduzidas pela equipe da Valuenet Incentive Solutions. E claro, amparadas pelo sistema.
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