RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #168, trazemos notícias do workshop da Fielo sobre Loyalty; empoderamento e autonomia para consumidores; lições essenciais para a fidelização B2E e mais.
No próximo dia 9 de novembro, em São Paulo, ocorre o “Loyalty Workshop: Aprenda a Criar e Implementar Programas de Fidelidade para o seu Negócio”. Promovido pela Fielo, empresa especializada em plataformas de automação de incentivos, o evento é direcionado a profissionais de companhias B2C ou B2B, das áreas de Marketing e Vendas, ou estudantes que desejam trabalhar atividades ligadas a incentivos, Loyalty, CRM, marketing de relacionamento e customer centric.
O workshop será apresentado pelo especialista em Loyalty Management, Marcelo Custodio, PhD e professor universitário, que já treinou mais de 10.000 alunos no Brasil, México, Argentina e África do Sul, entre outros países. Em um único dia, das 9h às 18h, o evento oferece a oportunidade para dominar a metodologia “Six Building Blocks” na criação de programas de fidelidade.
Uma das ferramentas de fidelização que estimulam o imediatismo mais usadas no mercado, o desconto parece ter uma conotação que vai além da economia financeira. A pesquisa de hábitos e consumos realizada pela OLX chama a atenção para um benefício emocional de sua utilização. Isso mesmo, quem diria.
O estudo mostra que mais da metade dos consumidores (55%) afirmaram que quando compram com desconto se sentem mais inteligentes, além de que falar sobre o assunto em seu círculo social faz com que eles sejam elogiados pela capacidade de encontrar boas ofertas, o que contribui para o seu empoderamento. Talvez por esse motivo, a pesquisa ainda indica que 57% dos consumidores tendem a divulgar e recomendar a promoção para amigos e familiares. Veja mais detalhes do estudo no artigo.
A pesquisa Global Consumer Insights Pulse, de setembro de 2023, contou com a participação de 8.975 consumidores em 25 países. O estudo aponta a importância de empoderar as pessoas com ferramentas, informações e tecnologias para que elas tenham autonomia para tomar suas próprias decisões. 63% dos respondentes brasileiros apontam a pesquisa como principal fonte de informações antes da compra. 63% preferem usar mecanismos de busca, 46% preferem observar os sites das próprias varejistas, enquanto que 21% optam por sites de comparação de preços.
Em especial para a geração Z, as redes sociais também têm um papel relevante na disseminação de informações. O relatório também indica uma tendência importante: o D2C (Direct to Consumer). Consumidores estão evitando intermediários em suas compras. 62% dos brasileiros participantes do estudo afirmaram ter feito compras diretamente da marca. Outros 35% indicaram que, apesar de ainda não terem realizado uma compra desta forma, consideram essa opção para compras futuras. O estudo é riquíssimo de insights. Vale conferir o material completo no link abaixo.
Em tempos de desafios econômicos e de dificuldade em encontrar habilidades emergentes, a busca por novos padrões de gerenciamento de pessoas é essencial. O artigo indica que líderes e gestores observam estarrecidos números ruins relacionados a turnover, no entanto falham em coletar um dado essencial: entender o que faz um colaborador sair da companhia. Seria o apelo de uma remuneração maior? A dificuldade de relacionamento com líderes? O estrategista da área de Recursos Humanos Prabir Jha afirma que o engajamento e o incentivo ao senso de pertencimento é algo que vai muito além do RH, passa por especialistas em Loyalty, líderes diretos e a alta gestão da empresa. Em adição às estratégias de Loyalty e benefícios, Jha traz algumas dicas e reflexões.
Ainda segundo o especialista, C-levels precisam observar que o Loyalty B2C está totalmente interligado ao B2E. Parece óbvio, mas estamos sempre precisando ressaltar que resultados de negócios vem de pessoas e não só de ferramentas.
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