RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #170, apresentamos cinco marcas que utilizam com sucesso as recompensas experienciais, um workshop sobre Loyalty da Fielo, o e-commerce turbinando o varejo nos Estados Unidos e mais.
No dia 6 de dezembro, em São Paulo, ocorre o “Loyalty Workshop: Aprenda a Criar e Implementar Programas de Fidelidade para o seu Negócio”. Promovido pela Fielo, empresa especializada em plataformas de automação de incentivos, o evento é direcionado a profissionais de companhias B2C ou B2B, das áreas de Marketing e Vendas, estudantes, assim como responsáveis em cargos de liderança que planejam implementar programas de incentivos, Loyalty, CRM, marketing de relacionamento e customer centric.
O workshop será apresentado pelo especialista em Loyalty Management, Marcelo Custodio, PhD e professor universitário, que já treinou mais de 10.000 alunos no Brasil, México, Argentina e África do Sul, entre outros países. Em um único dia, das 9h às 18h, o evento oferece a oportunidade para dominar a metodologia “Six Building Blocks” na criação de programas de fidelidade. Assinantes TSI têm desconto de 25% com o cupom TSI25OFF.
Este levantamento traz números importantes sobre a retomada do varejo nos Estados Unidos, com uma ajuda do e-commerce, além de apontar a consolidação de tendências, como o BNPL (buy now, pay later) e o crescimento das compras via celular. Segundo o documento, em 2023, o comércio eletrônico vai crescer 5x mais rápido que a venda em lojas físicas, atingindo US$ 1,1 trilhão (do total de US$ 7,3 trilhões do varejo).
Esse impulso, claro, é dado pelas gerações Millennial e, principalmente, Z. Juntas, elas somam quase 110 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos. E ainda, 80% do comércio eletrônico D2C será feito por marcas já estabelecidas (o restante por marcas nativas digitais). Outro dado interessante: 53,4% da população já utiliza algum serviço de mobile wallet, cuja concorrência irá crescer com o amadurecimento dos ecossistemas e novas ofertas de funcionalidades para engajar e fidelizar os clientes.
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Segundo uma pesquisa da Google, 63% dos líderes no mundo todo estão dispostos a expandir seus negócios de forma sustentável, mesmo que isso signifique receitas mais baixas num futuro próximo. E ainda, no Brasil, metade das empresas mais amadas do País também são as de melhor reputação ESG. Por isso muitas marcas vêm ampliando suas ações sob essa estratégia. Um exemplo é a nova parceria entre o Grupo Boticário e o Google.
No Brasil, apenas 38% dos municípios possuem coleta seletiva de lixo. Para ajudar a mudar esse cenário, a partir da análise de dados, a empresa irá possibilitar que 5,5 mil pontos de reciclagem em todo o país sejam incluídos no resultado das buscas – indicando ONGs, cooperativas, prédios públicos, lojas e os locais disponíveis do Boti Recicla, o programa de logística reversa da Boticário. Ao final do projeto, em dois anos, estima-se que mais de 10 mil postos de coleta sejam cadastrados.
Experiências como recompensas, ou como parte integral da jornada do cliente, estão cada vez mais em voga em programas de fidelidade. A razão é simples, mais que pontos ou descontos, elas geram conexão emocional (a marca é associada a algo bom). Além disso, geram exposição gratuita e positiva em redes sociais por parte dos clientes, e o valor percebido pela experiência é sempre maior do que um voucher de mesmo custo, por exemplo. Este artigo traz cinco programas bem-sucedidos que oferecem experiências atreladas ao core business da empresa:
Sephora’s Beauty Insider: Membros têm acesso exclusivo a aulas de maquiagem, cuidados e beleza;
Red Bull: Participantes podem ganhar acesso VIP a eventos no mundo todo, de esportes a música;
Marriott Bonvoy: De upgrades na estadia a backstage pass na Broadway ou aulas de cozinha com um chef na Itália;
American Express’s ‘Unstaged’: shows exclusivos de grandes nomes da música por meio de realidade virtual;
Nike Membership: esqueça os pontos, acesso a treinos com atletas, eventos esportivos e comunidades.
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