RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #203, reunimos artigos e materiais sobre como os consumidores gastam pontos e dinheiro de diferentes formas, quatro tendências no setor de combustíveis e conveniência, remuneração para práticas agrícolas sustentáveis e mais.
A partir do robusto crescimento do uso de milhas dos programas de fidelidade nas últimas décadas, esta pesquisa analisou mais de 29 mil transações de acúmulo e resgate de pontos, nos últimos dois anos, feitas por 500 clientes de companhias aéreas, nos Estados Unidos. Os autores, então, colocam os consumidores em quatro categorias e abordam as implicações estratégicas para os gestores de programas, como segmentação e personalização de ofertas e descontos (e que servem não só para as aéreas):
1) Defensores do dinheiro: Preferem in cash, mesmo quando o valor de compra dos pontos é idêntico;
2) Imparciais quanto à moeda: Consideram tanto pontos quanto dinheiro, valorizando-os igualmente;
3) Gamers de pontos: Buscam as melhores oportunidades de resgate, principalmente quando os pontos superam o dinheiro;
4) Amantes de pontos: Valorizam as milhas mais do que o dinheiro, mesmo se o poder de compra for igual ou menor.
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Este levantamento reúne insights importantes sobre o setor de abastecimento de combustíveis (e também de veículos elétricos) e lojas de conveniência, principalmente nos quesitos parcerias e experiência do consumidor (CX). Apontando quatro tendências na área, o artigo destaca como resultado a fidelização de clientes, por meio não só dos programas como de ações conjuntas:
1) As marcas estão se unindo em parcerias para atender toda a gama de necessidades dos consumidores;
2) As marcas estão testando novos formatos para chegar a mais clientes em mais ocasiões;
3) As lojas de conveniência estão incluindo personalização para agregar valor ao consumidor;
4) O aumento no número de veículos elétricos tem feito as lojas de conveniências atentarem a um mercado crescente.
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A Ipsos lançou o estudo Contextual Brand Success 2024, em que analisa a importância de compreender o contexto em que as marcas operam e como isso influencia seu sucesso. O texto traz ainda um ranking com 20 empresas, sendo as cinco primeiras: 1) Nestlé; 2) Google; 3) Samsung; 4) Colgate; e 5) Natura. A pesquisa foi realizada com 2.000 entrevistados, e identificou que as marcas que mais bem atendem às necessidades dos consumidores têm foco em três pilares (que dialogam fortemente com as estratégias de Loyalty):
Expectativa: Refere-se às percepções dos consumidores sobre qualidade, inovação e reconhecimento das marcas, estando as expectativas em constante mudança;
Contexto: Representa 50% do peso na escolha da marca e inclui o Macro Contexto (responsabilidade socioambiental etc.) e o Micro Contexto (necessidades individuais, entre outras);
Empatia: Mede o nível de conexão das empresas com os valores e a vida dos consumidores, avaliando a percepção sobre ética e integridade das marcas.
Uma nova metodologia que premia o agro responsável e contribui com o aperfeiçoamentos dos programas de captura de carbono. Esse é o PSA Carbon Agro Perene, projeto que remunera o trabalho de conservação de mata nativa e produção agrícola sustentável, criado em parceria pela Citrosuco, Eccon Soluções Ambientais e Reservas Votorantim.
A remuneração dos produtores é feita de acordo com métricas que avaliam a conservação florestal, manutenção e melhoria de qualidade de água, manutenção de habitat para biodiversidade (fauna e flora), manutenção de ecossistemas, oferecimento de infraestrutura de suporte a boas práticas agrícolas, de manejo sustentável, entre outras. Objetivo é diminuir emissão de gases de efeito estufa na produção de culturas perenes, como laranja, café, cacau etc.
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