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Se você ainda não sabe o que é Pokémon Go, não deixe de ler esse post. O novo jogo grátis da famosa franquia japonesa está causando alvoroço em todo o mundo e os brasileiros já estão se divertindo com o jogo, disponível para iPhone, iPad (iOS) e Android.

O gameplay utiliza dados de localização para introduzir os Pokémons no mundo real, assim, o jogador pode capturá-los para aumentar a sua coleção ou para dominar ginásios, locais onde são efetuadas as batalhas com outros jogadores. Outra mecânica importante é o sistema de itens, que podem ser obtidos nos PokéStops. O game contará também com o Pokémon Go Plus. Uma pulseira que promete ajudar o jogador na jornada para se tornar um mestre Pokémon.

Mas qual a relação entre Pokémon Go e campanhas de incentivo?

O jogo de realidade aumentada alcançou mais de 65 milhões de usuários nos Estados Unidos. Tudo isso em apenas sete dias após o lançamento. E já está ajudando restaurantes locais, cafés e pequenos varejistas a atrair novos clientes.

Já falamos aqui no blog sobre a gamificação, grande aliado de um programa de incentivo baseado no Loyalty 3.0. O Pokémon Go utiliza a estratégia de Gamificação não apenas no jogo, mas também no mundo corporativo. E não é por acaso! As mecânicas de jogos podem ser utilizadas para auxiliar diversas ações de relacionamento.

A estratégia maior por trás disso está em incentivar as empresas a atraírem Pokémons para os seus estabelecimentos (PokéStops). E isso com um único propósito. Angariar mais receita para a as produtoras do game: a Pokémon Co. (quem tem entre seus donos a Nintendo) e a Niantic Labs. Mas qual será o motivador de um estabelecimento para atrair os bichinhos virtuais aos seus espaços físicos? Bom, agora sim começamos a falar da Gamificação em seu estado puro! As organizações são incentivadas a adquirirem Pokémons para aparecerem nos seus estabelecimentos e, com isso, gerarem mais fluxo de clientes. Não é genial?

A pizzaria L’inizio’s Pizza Bar, em Nova York, contou com sorte e estratégia para se beneficiar do Pokémon Go. Alguns Pokémons apareceram randomicamente em seu restaurante por conta da seleção do próprio aplicativo. Outros surgiram porque o gerente da pizzaria, Sean Benedetti, investiu 10 dólares – cerca de R$ 32,50 – em “módulos de atração”, um recurso pago do jogo para atrair Pokémons a lugares específicos.

Com a pizzaria lotada de Pokémons, os usuários vieram ao local e aproveitaram para consumir enquanto viam um Charmander sentado em um dos bancos ou um Snorlax em um dos banheiros do local. As vendas de alimentos e bebidas dispararam cerca de 75% em comparação com um fim de semana comum, segundo relatou o gerente da L’inizio’s.

Está claro que Pokémon Go, além de uma mega estratégia promocional, contou com um pouco de marketing viral. E o fato é que começamos a ver que a Gamificação estará cada vez mais difundida no mundo dos negócios.

Incentive com Pokémons!

Hoje em dia é muito difícil mantermos as pessoas engajadas e ao mesmo tempo entretidas.  Com o uso do Pokémon Go será possível gerar tráfego e consumo nos estabelecimentos comerciais com a procura dos participantes em capturar o maior número de Pokémons.

Outro ponto interessante é que as empresas estão usando mecanismos auxiliares para atrair os fãs do jogo. Um exemplo é a oferta de carregadores de celulares em seus ambientes para manter o público jogando (e consumindo) por mais tempo. Muitas estratégias estão sendo criadas, como “capture um Pokémon em nossa loja e ganhe um café!”. Outras ainda estão por vir, pois o game foi lançado há apenas um mês.

Conceitos de Gamificação com dados de geolocalização aliados à tecnologia foram capazes de habilitar uma nova forma de atrair público para os estabelecimentos com baixo investimento. O lançamento do Pokémon Go no Brasil já aconteceu. Então por que não incentivar seu canal de vendas com PokéStops para atraírem mais consumidores?

Crédito imagem: iconoCLAD

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Renato Rocha

Diretor comercial da Valuenet Incentive Solutions, possui mais de 13 anos de experiência em gestão do relacionamento com clientes, desenvolvendo estratégias comerciais para os mais diversos segmentos. Atua ativamente na criação e gestão dos Programas de Incentivos e Relacionamento.