Alguns fatores podem contribuir para alcançar metas e resultados positivos nos negócios. Dentre eles, estão os indicadores de desempenho, também conhecidos pela expressão Key Performance Indicators ou simplesmente KPIs. Esses indicadores são as peças-chave para avaliar as ações realizadas internamente nas empresas e verificar seu impacto nos resultados esperados.

Porém, ainda que tenham sua importância reconhecida, nem sempre são utilizados eficientemente. Por isso, é preciso entender como os indicadores de desempenho podem ser usados de forma prática em benefício dos negócios e ainda ter sua utilização facilitada com o apoio da tecnologia. Nesse sentido, o planejamento e o conhecimento do perfil dos seus públicos são algumas das questões que merecem ser consideradas. Vamos saber o porquê.

Indicadores de desempenho: como aplicá-los de forma eficiente com programas de incentivo e relacionamento?

Eleger métricas para avaliar os processos e a tomada de decisão é uma importante etapa para que gestores possam identificar problemas e ir em busca de soluções. Existem diversas categorias de desempenho que podem ser empregadas. Apesar disso, é preciso primeiro focar no planejamento para que as ações futuras alcancem resultados positivos.

É no planejamento que são definidos o público e os comportamentos que serão incentivados em programas de incentivo e relacionamento. Por isso, a importância em mergulhar de cabeça e entender quem são esses participantes, para priorizar os objetivos estratégicos do negócio.

Além disso, na fase de planejamento também é possível identificar algumas questões, tais como: que tipo de valor está sendo entregue para o público? Qual seu perfil e seus desejos? No caso dos programas de incentivo, consegue-se mapear questões envolvendo indicadores de produtividade com base na interação dos usuários com o programa.

Conhecendo o público, é possível pensar em estratégias para incentivar comportamentos e engajá-los nas ações dos programas de incentivo e relacionamento. Participantes engajados vão usufruir mais do programa e concluir as tarefas pré-determinadas, contribuindo para gerar métricas positivas.

Como os indicadores de desempenho de cada ação são analisados ao longo do tempo, saber quem está participando auxilia a mudança de rota , caso haja necessidade, adequando de acordo com os objetivos determinados pelo programa de incentivo.

Quando há uma dedicação à análise dos indicadores e resultados obtidos, é possível não só melhorar o desempenho do programa, como também evitar erros que possam comprometer os resultados, como oferecer um benefício ou premiação que não seja atraente para os participantes.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para mensurar de maneira sistemática os indicadores de desempenho. Adotar uma plataforma para a gestão de programas de relacionamento e incentivo auxilia os gestores a avaliar o desempenho dos colaboradores (como as metas da equipe de vendas), o desenvolvimento profissional de times (ao efetuarem treinamentos e cursos), quantidade de novos clientes adquiridos a partir de indicações dos participantes (em casos de programas member-get-member), entre outros indicadores de performance dos programas.

CTA_[Guia]_Programa_de_incentivo_ja

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone