A aplicação das ferramentas certas em uma campanha de incentivo é um dos fatores que pode garantir o sucesso de uma estratégia de relacionamento. Muitos dos obstáculos enfrentados pelas organizações que pretendem realizar a gestão do relacionamento com seus públicos de interesse podem ser vencidos com a adoção das ferramentas que vamos conhecer a seguir.

Ferramentas certas, engajamento em alta na campanha de incentivo

Quando falamos em ferramentas, não queremos limitar a gestão de relacionamento apenas à implementação de um sistema inovador, como uma tecnologia de automação de Marketing de Relacionamento, por exemplo. Afinal, uma campanha de incentivo bem executada precisa de planejamento, expertise de uma equipe multidisciplinar e, claro, um sistema que transforme tudo isso em inteligência de dados.

Loyalty Canvas

A metodologia Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica amplamente utilizada em diversos segmentos. Adaptada ao mercado de Loyalty, o Canvas ajuda a empresa a pensar e planejar os objetivos, públicos, comportamentos e caminhos que vão determinar como será a estratégia de relacionamento da empresa.

O mais interessante de aplicar o Loyalty Canvas é que ele auxilia os envolvidos no planejamento da estratégia a fazer  uma reflexão sobre o planejamento estratégico e cultura da empresa e como essas informações podem ser transformadas em ações de relacionamento para os públicos de interesse. 

Pesquisas

As pesquisas fazem parte do diagnóstico que acontece na fase de planejamento de uma campanha de incentivo e buscam reunir informações valiosas sobre todos os envolvidos na estratégia. A partir da identificação do público- alvo, dos comportamentos e objetivos traçados,  é possível medir expectativas em relação a estratégia, além de validar itens do planejamento. Quais prêmios são relevantes? Quais os principais canais para captar os membros do programa? Os comportamentos definidos estão de acordo com a jornada do participante?

Tecnologia para o Marketing de Relacionamento

Uma plataforma de automação de Marketing de Relacionamento, como o Fielo, por exemplo, permite analisar as informações geradas pelos participantes de uma forma inteligente, avaliar indicadores e acompanhar, em tempo real, o desempenho de um programa de incentivo ou fidelidade. Com isso, é possível alimentar cada campanha de incentivo, mudar direções – frente a um resultado inferior – e  extrair relatórios com dados consistentes para a tomada de decisões.

Aplicativos

Cada perfil de público requer um canal de comunicação com a campanha de incentivo. Por isso, é essencial pensar em um programa multiplataforma – web, tablet, smartphone, call center. Sabemos, por exemplo, que as equipes de vendas que estão em constante deslocamento são mais facilmente impactadas por canais online, e é possível criar um aplicativo adaptado ao contexto de cada perfil de público.

Conhecimento

Sim, expertise também é uma ferramenta para o sucesso de sua campanha de incentivo. Não basta contar com um sistema robusto e especializado na gestão de relacionamento, se você não possuir uma equipe com know-how para interpretar dados e sugerir melhorias. CRM, gestão de projetos, Marketing de Relacionamento, comunicação e suporte técnico são algumas especialidades requeridas para se trabalhar com soluções para estratégias de fidelização e incentivo. 


A adoção das ferramentas certas para criação e acompanhamento de uma campanha de incentivo beneficia marcas e participantes. De um lado, os membros dos programas de fidelidade ou incentivo alcançam uma experiência de engajamento efetiva com as empresas, pois conseguem ser compreendidos e receber benefícios relevantes. De outro lado, as organizações constroem um vínculo duradouro com seu público de interesse, o que facilita o cumprimento dos objetivos traçados no programa.